BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Com a palavra / BMW Motorrad … passado; nosso presente e futuro

BMW Motorrad … passado; nosso presente e futuro

?  Museu de Motocicletas BMW Curitiba

O Museu de Motocicletas BMW Curitiba teve inicio em 1975, quando seu fundador Sr. João Carlos Ignaszewski adquiriu sua primeira motocicleta antiga, uma BMW R 61, ano 1938.

Até o final da década de 70 já havia comprado mais 4 ou 5 exemplares e uma coleção começava a se formar e em 1983 já contava com 15 motocicletas.

Durante todos esses anos, o Sr. Ignaszewski realizou a restauração de vários modelos sempre com muita dedicação na confecção de várias peças e na aquisição de muitas outras.

O Museu BMW de Curitiba passou a ser conhecido no Brasil e exterior, atraindo motociclistas e amantes da marca de diversos Estados. Hoje o acervo ocupa um espaço de 700m2 divididos em dois andares onde estão cuidadosamente posicionadas 40 motocicletas BMW desde o primeiro modelo, a R 32, de 1923 até a revolucionária C 1 do ano 2000.

As motocicletas expostas obedecem fielmente às características originais e dentre elas podemos destacar além da já mencionada R 32, uma R 17 da qual foram fabricadas apenas 430 unidades, uma R 75 com side-car utilizada na 2ª Guerra Mundial e uma R 68 modelo esporte da década de 50.

No andar superior estão os modelos da década de 20 até o final dos anos 50. No andar inferior encontram-se os modelos da década de 60 até o final dos anos 90.

  • Museu de Motocicletas BMW Curitiba
  • R. José Naves da Cunha, 144 – Seminário
  • Curitiba – Paraná – +55 41 3274-6806
  • www.museubmwcuritiba.com.br

?  BMW Motorrad Brasil continua sua trajetória de sucesso em 2011 e amplia suas atividades no país.

Foi em uma segunda-feira, dia 14 de dezembro de 2009, que começou oficialmente na fábrica da DAFRA Motos, em Manaus (AM), a montagem da BMW G 650 GS. O anúncio do acordo inédito, que previu pela primeira vez a montagem de motocicletas BMW fora da Europa, foi realizado durante o último Salão Duas Rodas, em outubro de 2009.

Em pouco mais de um ano de história, a DAFRA havia conquistado espaço no mercado brasileiro, demonstrando seriedade e comprometimento com o consumidor e o setor de duas rodas nacional. A busca por parcerias estratégicas com empresas globais e de renome em seus segmentos, caso da BMW, é mais uma prova desse empenho.

O modelo de negócios firmado entre as companhias consiste na montagem de motocicletas da marca alemã por OEM (Original Equipment Manufacturer), ou seja, toda a montagem dos produtos BMW é realizada na planta da DAFRA em regime CKD apenas por profissionais da empresa brasileira, treinados pela matriz da BMW Motorrad na Alemanha e supervisionados pelos seus profissionais.

Para atender o nível tecnológico e de qualidade exigidos na operação, a equipe da DAFRA foi recebida na fábrica da BMW Motorrad, em Berlim (Alemanha), onde passou por treinamentos especiais ministrados por profissionais locais, incluindo treinamento de processos de montagem, inspeção de qualidade e logística interna. Foi ministrado, ainda, um treinamento extra sobre motores, realizado na China.

Para Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil, o acordo possibilitará ao consumidor brasileiro ter maior acesso aos produtos da marca. A parceria com a DAFRA lhes permitirá fortalecer a sua posição no mercado, oferecendo um produto atraente, adaptado ao mercado brasileiro e, principalmente, com preço competitivo. Além disso, a parceria lhes trouxe visibilidade e credibilidade no País.

De acordo com o executivo, a BMW Motorrad Brasil escolheu a DAFRA para esta iniciativa, pois a empresa demonstrou um plano de crescimento estruturado com capital 100% brasileiro, investimentos sólidos no País, instalações modernas e, sobretudo, grande interesse em evoluir com a BMW no mercado de motocicletas.

A expectativa inicial era vender em torno de 1.000 unidades em 2010, objetivo alcançado e superado efetivamente. Foram comercializadas quase 1.400 unidades no primeiro ano e mais de 600 unidades até maio de 2011.

Tal sucesso, juntamente com a expansão das concessionárias da marca no país, permitiu a BMW Motorrad pensar em mais um modelo para produzir no país: a F 800 R. A partir de abril de 2011, a F 800 R passou a ser montada em Manaus através do mesmo modelo de negócio. Com o inicio da comercialização em maio, o novo modelo passou a ser vendido a R$ 36.900,00, uma redução acima de 25% do valor da motocicleta importada anteriormente.

Durante os primeiros 5 meses do ano, a BMW Motorrad registrou um novo recorde de vendas no país: 1.411 motocicletas foram entregues a clientes, 38% a mais que o mesmo período de 2010. Além disso, a estratégia de expansão da rede de concessionárias oficiais no território brasileiro, iniciada em 2009, segue sua trajetória. A divisão de motos da BMW inaugurou 6 novos pontos de vendas entre 2009 e 2010, passando de 12 a 18 concessionárias oficias no país e sua meta é inaugurar mais 10 novos pontos de vendas este ano.

Entretanto as novidades não param por aí, pois a partir de junho de 2011, a BMW passa a produzir também o modelo F 800 GS na sua linha de montagem em formato CKD em Manaus, sendo o mês de agosto a previsão de início das vendas. A motocicleta “versão Brasil” passa a custar R$ 42.900,00.

Tal estratégia, somada ao anúncio de que mais um modelo do portfólio de produtos BMW passará a ser montado no CKD de Manaus – a BMW F 800 GS  – darão continuidade a trajetória de crescimento da marca no país, a qual já ocupa a 7ª posição do ranking mundial de vendas de motocicletas BMW.

?  BMW K 1600 GT e BMW K 1600 GTL – fascinação com seis cilindros.

Desde antes de a BMW Motorrad apresentar o estudo conceitual Concept 6 no outono de 2009, o novo motor com seis cilindros em linha instalado nele inspirou a imaginação de muitos fãs de motos. Por mais de sete décadas, os motores com seis cilindros em linha significaram uma tecnologia fascinante de motor em automóveis na BMW mais do que em qualquer outra marca.

Com a nova K 1600 GT e a K 1600 GTL, as motos da BMW estão agora disponíveis pela primeira vez com uma unidade de força com seis cilindros em linha desenvolvida internamente. As duas motocicletas de passeio possuem uma aparência superior, impressionante e igualmente distinta, criando o desejo de viajar só de olhar para elas.

?

Discurso do Sr. Hendrik von Kuenheim, Diretor-Geral da BMW Motorrad, na coletiva de imprensa que ocorreu no dia 8 de junho de 2011 no Museu BMW Motorrad em Curitiba

Senhoras e senhores,
Caros jornalistas,
Caros concessionários BMW Motorrad,
João Carlos (proprietário do museu),
Creso (DAFRA),
Henning,
E Equipe BMW Motorrad do Brasil,

Também gostaria cordialmente de dar-lhes as boas-vindas a este maravilhoso Museu BMW Motorrad. Não há lugar melhor em todo o Brasil para falar sobre as novas motocicletas BMW.

Gostaria de parabenizar o João Carlos por esta abrangente coleção de motocicletas BMW antigas! Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer-lhe por ter disponibilizado este museu para que o BMW Group realizasse este importante evento hoje.

MUITO OBRIGADO!

Este Museu BMW Motorrad particular é considerado um dos cinco principais do mundo em termos de tamanho e qualidade de sua coleção.

Caros convidados, vocês certamente concordarão que este local documenta de forma impressionante a grande tradição e importância da marca BMW Motorrad.

Também é particularmente interessante observar que este museu não está localizado na Alemanha, Europa ou EUA, mas aqui neste emergente país da América do sul.

O Brasil tem sido palco de um desenvolvimento muito positivo nos últimos anos. Mesmo durante a crise, a economia do país permaneceu muito estável. Em 2010 o Brasil registrou um alto crescimento econômico de 7,6%.

Este desenvolvimento bastante positivo obviamente teve um impacto muito favorável sobre o mercado de automóveis e motocicletas.

O BMW Group logo percebeu isto e investiu pesado no mercado:

Nós estabelecemos a empresa local de vendas BMW do Brasil em 1995.

Em seguida veio a BMW Serviços Financeiros em 1999.

Dez anos depois – em 2009 – a marca MINI foi introduzida no Brasil.

E como vocês devem ter lido na imprensa nas últimas semanas, o BMW Group está estudando outros importantes investimentos no Brasil em um futuro próximo na área automotiva.

Em um curto período, este país tornou-se um mercado extremamente importante e bem sucedido para o BMW Group.

Entre 2009 e 2010 as vendas de automóveis BMW cresceram 52%, atingindo quase 8.200 veículos. Durante o mesmo período, as vendas da BMW Motorrad aumentaram impressionantes 117%.

A marca MINI cresceu 68% desde sua entrada no mercado em 2009. Foram vendidos 1.720 automóveis MINI em 2010.

Em 2009, também, a BMW Motorrad colocou em operação sua primeira fábrica fora da Europa.

Nós investimos na fábrica CKD em Manaus juntamente com nosso parceiro local DAFRA. Desde então temos fabricado o modelo BMW G 650 GS para o mercado local com grande sucesso. Mais de 2.400 motocicletas BMW monocilíndricas foram produzidas em Manaus até o momento.

A G 650 GS nos deu a oportunidade inicial de ganhar experiência na produção local. Hoje temos certeza de que a DAFRA é nossa parceira ideal. A DAFRA tem muita experiência no setor de motocicletas, além de ser economicamente sólida e altamente profissional.

Depois de apenas um ano, os resultados já mostram o acerto da decisão:

A BMW Motorrad aumentou a venda de motocicletas de 1.500 veículos em 2009 para mais de 3.200 unidades em 2010.

Desta forma alcançamos uma participação de mercado no segmento acima de 500 cc de quase 9%.

Em outras palavras, nós duplicamos esta participação em apenas 12 meses.

A experiência, o sucesso de mercado e a excelente aceitação pelos clientes obtidos pela G 650 GS produzida em Manaus foram tão positivos, que logo decidimos estender a produção CKD para um total de três modelos.

A bicilíndrica F 800 R vem saindo da linha de produção desde março, sendo que as vendas começaram em maio. Apenas no mês passado, mais de 120 unidades deste modelo foram fornecidas a clientes.

E agora chegou o momento de falar de um dos destaques da noite:

É com grande prazer que comunico a vocês hoje que outro modelo de 2 cilindros está sendo produzido em Manaus desde o final de maio:

Trata-se do enorme sucesso mundial, o modelo enduro BMW F 800 GS.

Ele estará disponível para nossos clientes nas concessionárias BMW Motorrad a partir de agosto. Ofereceremos a versão completa por R$ 42.900 reais.

Além de sua fábrica local, a BMW Motorrad está reforçando sua presença no mercado por meio da expansão da rede de concessionárias:

Em 2009 eram 12 concessionárias. Em 2010 este número subiu para 18.

Neste ano e no próximo continuaremos a ampliar nossa rede de vendas para um total de 35 concessionárias BMW Motorrad.

Realmente acreditamos que, em função do estável crescimento econômico e crescente prosperidade do país, a demanda por motocicletas Premium continuará a crescer fortemente.

Para a BMW Motorrad, o Brasil é o país com o maior crescimento de mercado do mundo.

Mesmo hoje o Brasil é o sétimo mais importante mercado para nós. Então é natural que continuemos a investir pesadamente no país.

Agora gostaria de falar de outro destaque da noite:

Há apenas algumas semanas vimos o lançamento das primeiras motocicletas BMW de 6 cilindros.

E esta noite nós apresentamos a vocês a nova K 1600 GT aqui em Curitiba.

Tenho certeza de que vocês concordarão que nenhum outro fabricante tem mais experiência no segmento de motocicletas touring. Juntamente com a motocicletas enduro e esportiva, os modelos touring têm sido os segmentos mais importantes e bem sucedidos para a BMW.

Com base nesta experiência de longa data, na força inovadora de nossos engenheiros e na paixão e dedicação de nossa equipe, nós criamos um veículo que atende à gama completa de expectativas das modernas motocicletas touring da BMW.

Mas queríamos muito mais!

Queríamos redefinir completamente a incrível experiência touring!

Com a K 1600 GT, a BMW Motorrad reinterpreta e refina ainda mais o conceito da dinâmica motocicleta super touring.

Este modelo topo de linha da BMW Motorrad inaugura a dimensão totalmente nova em termos de propriedades de condução, adequação a longas distâncias e conforto. E o prestígio da propulsão de 6 cilindros aumenta ainda mais o apelo da motocicleta touring.

O que torna a K 1600 GT tão excepcional?

Uma característica marcante é o motor:

O motor de 6 cilindros é perfeitamente adequado às superiores características touring da motocicleta. O motor combina dirigibilidade e impressionante propulsão com um incrível nível de suavidade de condução. Em que situação a K 1600 GT está mais à vontade? O espectro é muito amplo: desde uma viagem relaxada por longas distâncias até uma condução dinâmica em estradas sinuosas.

E apesar de seu tamanho, a nova motocicleta touring da BMW é extremamente ágil e fácil de controlar em todas as situações. Com esta primeira motocicleta de 6 cilindros escrevemos um capítulo totalmente novo na história da empresa.

Além disso, a K 1600 GT é outro elemento-chave em nossa ofensiva de produto. E ela contribuirá muito para garantir que a BMW Motorrad mantenha sua trajetória de sucesso.

A demanda global indica que estamos certos. E acreditamos firmemente que muitos clientes da BMW aqui no Brasil escolherão a motocicleta touring mais inovadora do mundo quando ela estiver disponível em nossas concessionárias no final do ano.

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

52% dos brasileiros consideram o transporte público ruim ou péssimo

De acordo com o estudo realizado pela Expertise, 56% das pessoas gastam mais de uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *