BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Sobre Autos / BMW Série 3, o clássico renovado

BMW Série 3, o clássico renovado

Sucesso! Essa é a palavra que resume o estado de espírito desse carro nascido em 1975. Do alto dos seus 37 anos, a BMW Série 3 é considerada pela montadora “A evolução de uma lenda”, chega à sua melhor fase para os apaixonados por sedãs. Até hoje foram vendidas no mundo 12 milhões de unidades desse modelo e, para se ter uma idéia, de cada 5 BMW vendida, 1 é da Série 3. A sexta geração do carro Premium mais vendido do mundo chega e define novos padrões de referência em termos de esportividade, elegância e conforto, transformando o novo sedã esportivo em uma nova interpretação do tradicional design BMW. No Brasil, serão três categorias à disposição dos compradores: S PORT, MODERN LINE e LUXURY, que já se encontram na rede de concessionárias.

O novo sedã cresceu em termos de dimensões. Ele esta mais largo e o design plano da nova grade acentuam a sensação de esportividade do carro. Uma interpretação moderna do clássico design em três volumes com um vasto capô, saliências frontais curtas, longa distância entre eixos e cabine recuada. O espaço interno é maior: um aumento de 93 mm deixa os passageiros de trás com mais espaço para as pernas quando entram no veículo pelas portas traseiras. Também há um aumento de 15 mm no espaço para os joelhos atrás dos assentos dianteiros, e o espaço para a cabeça cresceu 8 mm. O interior do novo BMW agrada bastante. O cockpit envolve o motorista e garante que todas as funções importantes sejam de fácil acesso.

O desempenho e a eficiência são conseguidos pelos novos motores potentes, tecnologia de chassi de última geração e uma carroceria com uma maior rigidez de torção. O motor é longitudinal, a tração traseira e a distribuição de peso 50:50, melhoram a sensação de dirigir. Tem também a tecnologia BMW EfficientDynamics que promove aumentos de potência por reduções no consumo de combustível e nas emissões, além da função Auto Start-Stop já vem de fábrica.

O teste que eu realizei foi no BMW 328i, modelo que a montadora alemã vai ter como carro de entrada no Brasil. O motor de 2,0 litros e quatro cilindros com BMW TwinPower Turbo, é uma nova geração de propulsores à gasolina, leves e potentes. O motor turbo de última geração desenvolve uma potência de 180 kW/245 HP e um torque máximo de 350 Nm (258 lb-ft) a partir de 1.250 RPM, acelerando o BMW Série 3 de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O consumo médio de combustível é de apenas 6,4 l/100 km (44,1 mpg imp), dados esses seguindo critérios europeus. Esse motor combina condução dinâmica com consumo e emissões de poluentes reduzidas. A caixa de câmbio automática de oito velocidades vem com três programas de condução: a nova função permite que o motorista selecione entre os modos esportivo, confortável e econômico. A Regeneração da Energia de Frenagem, conhecida como Kers (usado nos carros da Fórmula 1), o indicador de mudança ideal de marcha, um compressor de ar condicionado que pode ser desativado e a operação sob demanda de componentes auxiliares contribui para reduzir ainda mais o consumo de combustível.

O teste-drive, realizado na região de Itupeva, interior de São Paulo, contou com duas situações distintas. Em um determinado trecho, testamos a potencia e resposta do modelo em situação de estrada. A retomada de velocidade e a segurança nas ultrapassagens confirmam o bom desempenho do motor e cambio em situações de viagens curtas ou longas, associado a uma confortável forma de condução. O BMW série 3 é um carro muito agr adável de dirigir, mesmo para quem não esta muito acostumado a mudanças repentinas de velocidades ou situações de emergência, ele aumenta e diminui a velocidade quase da mesma forma graças ao seu conjunto mecânico. Em casos de motoristas menos experientes em rodovias, o sistema automático de condução é uma peça chave na hora de se ultrapassar ou andar em velocidades cruzeiro.

Na outra parte do teste, o desafio era encarar uma estrada de pista sinuosa e repleta de curvas cegas e terreno com vários aclives e declives. O novo chassi com uma torção mais alta manteve o veiculo firme durante o percurso. A direção elétrica proporciona conforto e segurança, o controle de tração permite ao motorista seguir sempre em estradas desse tipo com uma variação muito pequena de velocidade, sentido sempre o carro na “mão”. O conjunto também sofre pouco, o cambio não faz trocas desnecessárias e o motor trabalha em um nível quase fixo de giros.

 Por dentro, os designers do carro se preocuparam muito com o conforto e fornecer ao motorista todas as informações sobre o carro. A BMW ConnectedDrive atende aos mais avançados padrões de informação e entretenimento: tecnologia de interface de alta funcionalidade que permite ao motorista e passageiros façam um uso de celulares e reprodutores de música dentro do novo BMW Série 3 Sedã. Novas funções Bluetooth possibilitam a visualização de serviços baseados na Internet, como previsão do tempo, notícias, etc. para isso é necessária a presença do telefone celular, de qualquer operadora, para a conexão. A montadora vai disponibilizar o TELESERVICE, atendimento on-line para os proprietários da BMW série 3. É um servi& ccedil;o pioneiro e o seu custo será o de um SMS de qualquer celular.

As tecnologias de aumento do conforto incluem, entre outros, o Assistente de Estacionamento BMW, o Surround View, o Controle Ativo de Cruzeiro com função Stop&Go, Informações de Limite de Velocidade incluindo informações de ultrapassagem proibida. No interior do novo BMW Série 3, o cockpit é inclinado em direção ao motorista em sete graus, todas as linhas convergem para um único ponto atrás do volante e guiam o olho para a estrada. Os quatro indicadores redondos (nível de combustível, velocímetro, conta-giros e temperatura do óleo) são posicionados no painel de instrumentos horizontalmente, o monitor iDrive de série com alta resolução lembra as mais recentes televisões de tela plana, e no centro da console, ao alcance tanto do motorista quanto do passageiro da frente, encont ramos o controlador do iDrive. Sob o descanso de braço fica um compartimento para dispositivos móveis (celulares, aparelhos de MP3 e smartphones), que também contém um soquete USB/AUX-IN.

O novo sedã oferece 480 litros de capacidade do porta-malas, 20 litros a mais do que o modelo anterior. A projeção da montadora para 2012 é de se vender até o fim do ano 2.500 unidades. Para 2013, esse numero deve variar em torno de 30% para mais, para isso, o preço do modelo de entrada é de R$ 171.400,00 e o modelo mais caro R$ 294.950,00.

O puro sangue alemão, montado em Munique, chega ao Brasil para conquistar definitivamente os apaixonados por modelos sedã.

***

YTools

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

Primeiro pneu fabricado no Brasil com eco-etiqueta

Cinturato P1 Plus é o novo produto voltado para o mercado de reposição dos segmentos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *