BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Mercado e Segurança / Campanha conscientiza motoristas sobre riscos de usar o celular à direção

Campanha conscientiza motoristas sobre riscos de usar o celular à direção

O Porto Seguro Auto (www.portoseguro.com.br/auto) inicia nova campanha, que faz parte do movimento “Trânsito+gentil”, para conscientizar os motoristas quanto aos perigos do uso indevido de aparelhos como celulares, smartphones e similares ao volante. Direcionada a públicos distintos, a iniciativa abrangerá diferentes formas de divulgação.

A campanha visa chamar a atenção para práticas que, muitas vezes, “passam despercebidas”, mas que podem gerar distrações responsáveis por colisões, perda de controle da direção, entre outros incidentes. Ligar, enviar e ler mensagens ou acessar a internet enquanto se dirige são alguns exemplos de comportamentos que serão abordados nas ações.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular e similares aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, esta é a quarta maior causa de tais ocorrências. Além disso, o uso desses aparelhos à direção é considerado infração e, portanto, acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 85,13.

“Os atos de gentileza no trânsito também passam pelo cuidado com os demais condutores e pedestres, evitando práticas que os exponham a riscos de acidente”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “Por isso, essa nova campanha visa promover o uso adequado dos celulares e deixar claro que, para dirigir com segurança, é necessário restringir o uso desses e outros aparelhos semelhantes a quando não se está dirigindo”, completa.

Jovens motoristas: perfil e comportamentos

Com base na premissa de que o uso de celulares, smartphones e similares é predominante entre os jovens, a Porto Seguro encomendou ao Ibope um amplo estudo sobre o perfil e comportamento de jovens motoristas à direção. Foram feitas 350 entrevistas com condutores entre 18 e 24 anos, em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Em relação ao uso do celular e similares, especificamente, a pesquisa identificou que 10% dos jovens ouvidos já sofreram algum tipo de acidente em decorrência de distrações provocadas pelo uso indevido desses aparelhos à direção. Por outro lado, o ocorrido gerou uma mudança de atitude: 72% afirmaram que, após o acidente, mudaram o modo de dirigir, preocupando-se ainda com outros condutores conhecidos, como familiares e amigos.

A pesquisa também aponta o nível de conhecimento desses motoristas quanto aos riscos do uso de celulares e outros aparelhos ao volante, bem como as atitudes diante desse comportamento: 59% afirmaram dirigir e teclar ao mesmo tempo “muitas” (20% das respostas) ou “algumas” vezes (39% do total). Também nesse caso, predomina a consciência de que é preciso mudar tal prática, apesar de muitos ainda não “transformarem” esse conhecimento em atos: 80% dos respondentes disseram preocupar-se quanto ao problema em questão. Destes, 48% tentam evitar o uso de aparelhos à direção, enquanto 32% não fazem nada para mudar o hábito.

Iniciativas

As peças de divulgação da nova campanha da Porto Seguro serão veiculadas em canais de TV aberta e fechada. Abrangerá ainda inserções na internet e na programação de emissoras de rádios, além de ações em teatros e cinemas (nas unidades da rede Playarte, parceira da Companhia).

A campanha também contempla o envio de e-mails para corretores, prestadores de serviço e clientes da Companhia, contendo o link do vídeo, que pode ser repassado a outros interessados. Haverá entrega de materiais informativos nos estacionamentos da Rede Estapar e nas unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro, além da inclusão de encartes em apólices e divulgação em cursos dirigidos aos segurados de Auto da empresa, como o Direção Emocional, Direção Segura e Mecânica para Mulheres.

***

RAF Comunicação

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

Salão Duas Rodas ampliará experiências para o público no São Paulo Expo

Maior evento do setor na América Latina será pela primeira vez no São Paulo Expo, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *