BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Sobre Autos / Com desempenho de superesportivo, nova Audi RS 4 Avant chega agora no Brasil

Com desempenho de superesportivo, nova Audi RS 4 Avant chega agora no Brasil

  • Terceira geração da veloz perua, equipada com motor V8 4.2 FSI, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e mantém tradição das station wagons supervelozes da Audi.
  • A RS4 Avant traz de série a tração quattro com diferencial traseiro esportivo que varia o torque para as rodas conforme a situação de curva.
  • Modelo é lançado no mercado brasileiro no momento em que linha RS completa 20 anos.

Chega neste mês de maio ao mercado brasileiro um dos principais lançamentos da Audi: a nova Audi RS 4 Avant, uma perua superesportiva que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Embaixo do capô, o grande destaque do veículo: o propulsor V8, 4.2 litros, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm  e ultrapassa  (e muito) a barreira dos 100 cv por litro – no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. A RS 4 Avant vem ainda equipada com câmbio S tronic de 7 velocidades e tração permanente integral quattro. O modelo será oferecido somente na versão Avant e o seu preço é de R$ 438,7 mil.

Cheio de estilo, com a cabeça dos cilindros pintada em vermelho, o motor V8 (o mesmo que equipa o RS 5 Coupé) tem torque máximo de 430 Nm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: a RS 4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda menor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/hora em 4,9 segundos com um motor de 420 cv – 30 a menos que a versão atual. A velocidade máxima é limitada de 250 km/hora.

Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo combinado (cidade/estrada) de 9,3 km/litro.

Altamente eficiente também é o câmbio S Tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, que equipa o novo modelo e que pode ser automático ou trocado manualmente por meio da alavanca seletora ou dos shift-paddles no volante.

Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema que gerencia a melhor tração das rodas na hora da saída controlando a faixa de rotação e o torque do motor.

A história da veloz RS 4

A nova Audi RS 4 Avant chega ao Brasil em um momento especial para a Audi: a empresa comemora os 20 anos da linha RS e os 30 anos da quattro, subsidiária da marca responsável pelo desenvolvimento de equipamentos esportivos e construção de modelos de alto desempenho da Audi, ou seja, os veículos S, RS e o R8. A quattro produziu mais de 75.500 automóveis de alto desempenho de 1996 para cá, com aumento significativo nos últimos anos – em 2000 eram 2.500 carros por ano; em 2012, este número subiu para 11.500.

Esportividade e praticidade são atributos que acompanham a trajetória da Audi RS 4 Avant desde sua concepção até os dias de hoje. A primeira geração começou com produção limitada e o nome de RS2, que era oferecida apenas na versão Avant, porque a demanda para este tipo de carroceria era clara no mercado.

Lançada em 1994, a RS2 passou a ser a perua mais veloz do mundo: 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, o que comprovou a perfeição do casamento entre a Audi e a Porsche, que foi responsável pela preparação do motor 2.2 litros de cinco cilindros turbo com 315 cavalos e outros componentes esportivos do carro. O público brasileiro pode ver de perto toda esportividade da perua no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.

Mais tarde, com o motor 2.7 V6 biturbo desenvolvido pela Cosworth, uma das mais conceituadas empresas de preparação de motores do mundo, com destaque na própria Fórmula 1, a primeira avant RS4 chegou ao Brasil em 2001. E ainda mais rápida do que a RS2: acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus 380 cavalos de potência máxima. Apesar de sua produção ter sido de aproximadamente um ano e meio apenas, as vendas da primeira geração da RS 4 bateram as seis mil unidades.

A segunda geração foi lançada em 2007, com motor V8 FSI com 420 cv, novo conjunto de suspensão, tração permanente nas quatro rodas e redução do peso. O modelo fazia de 0 a 100 km/hora em 4,9 segundos e tinha velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Foi produzido em duas versões: sedã e avant.

Força e dirigibilidade: tração quattro com diferencial central com engrenagem de coroa

Como todos os modelos RS da marca Audi, a nova Audi RS 4 Avant vem equipada com tração integral permanente quattro. O coração deste sistema é o novo sistema quattro com diferencial central com engrenagem de coroa: este componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro suavemente e imediatamente, com até 70 % para a dianteira ou 85 % para a retaguarda. A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva.

O diferencial central autoblocante com engrenagem de coroa trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

A Audi oferece de série também no Brasil o diferencial esportivo no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras para garantir ainda mais estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.

Alumínio em abundância: o chassis da nova RS 4 Avant

Com um projeto extremamente complexo, o chassis da Audi RS 4 Avant traz  muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira self-tracking trapezoidal-link feitos em alumínio. A nova direção assistida trabalha com um sistema eletromecânico altamente eficiente, com uma relação precisa de acordo com a velocidade na estrada. Isto ajuda o motorista a fazer pequenas correções de direção quando freia em superfícies com aderências diferentes.

A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que a Audi A4 Avant e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novo desenho.

Os freios a discos ventilados são montados atrás das rodas e medem 365 milímetros de diâmetro na dianteira. O sistema possui anéis de fricção com contorno externo ondulado, perfurados e conectados aos freios de alumínio por meio de pinos. O conceito reduz as tensões e rapidamente dissipa o calor, evitando a transmissão de picos de temperatura. As pastilhas são pintadas de preto e na dianteira levam o logo esportivo RS.

Além do programa eletrônico de estabilização ESP, que possui o modo Sport e pode ser totalmente desativado, o modelo vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução – Conforto, Automático e Dinâmico – que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades S Tronic e do acelerador. O sistema pode ainda variar o som do escapamento e do sistema de dupla embreagem, quando no modo Dinâmico.

Além do diferencial esportivo, outro componente disponível no Audi Drive Select é a direção dinâmica, que varia a relação de direção em até 100%, dependendo da velocidade, o que torna a dirigibilidade mais precisa e estável, principalmente em curvas mais fechadas.

Outra tecnologia de amortecimento disponível na nova RS 4 Avant é a suspensão esportiva com DRC ( Dynamic Ride Control). Os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria. O resultado é aumentar a estabilização de toda a carroceria, melhorando a estabilidade em curvas e dando respostas mais precisas do volante. As características de amortecimento com este tipo de suspensão é variável, com a possibilidade de escolher três configurações disponíveis por meio do Audi Drive Select.

Atlético e atraente: o desenho exterior

O design da nova RS 4 Avant traz o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com contorno em alumínio fosco e com os recortes da grade (os “favos” de mel) com acabamento em antracite de alto brilho. Os faróis de xenon plus com luzes diurnas em LED, as entradas de ar e o pára-choque encorpado e recortado, como em um carro de corrida, arrematam o visual.

Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais são uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores têm acabameno em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de LED também adornam as lanternas traseiras.

A nova RS 4 Avant é 20 milímetros mais longa e 24 milímetros mais larga que a A4 Avant, e também 20 milímetros mais baixa. A marca oferece oito opções de cores: uma sólida, uma metálica, quatro peroladas e duas especialmente pigmentadas com efeito cristal, nas cores Prism Silver e Panther Black.

Interior esportivo e elegante

Com o interior totalmente revestido em preto, os detalhes cromados ganham destaque no painel de controle. De série, os assentos dianteiros são esportivos da linha S, de couro, com acionamento elétrico. Opcionalmente, a Audi oferece bancos em forma de concha. O volante multifuncional em couro com a base achatada inclui shift-paddles com acabamento em alumínio. O sistema de informação ao motorista com display colorido inclui um menu RS com cronômetro, contador de voltas e termômetro do óleo. O design da alavanca de câmbio é exclusivo para o modelo RS.

Pedais, apoio para os pés, aberturas de ar, paddles no volante, teclas e controles do MMI têm revestimento em alumínio. Entre equipamentos de assistência ao condutor e sistemas de comunicação, a nova RS4 Avant traz de série ar condicionado automático, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, teto solar panorama “Open Sky” elétrico, Keyless-go, indicador de pressão dos pneus, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, rádio com MMI, Audi Music Interface, Bluetooth, DVD Player, sistema de navegação e o exclusivo som Bang & Olufsen. O compartimento de bagagem, que oferece até 1.430 litros de espaço, incorpora sistema de trilho para fixação de carga.

***

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação / Bruna Gomes

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

CAR DAY BRASIL – CONCOURS D’ELEGANCE

Dia 07 / Outubro, na Sociedade Hípica Paulista – São Paulo – SP Adquira já ...

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *