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Dafra CityCom 300i … avaliamos!

Com o trânsito urbano piorando a cada ano, a população começou a olhar as motos como um meio de transporte ágil e barato. As vendas decolaram de forma exponencial e pessoas comuns deixaram o deficitário transporte público (ou mesmo seus automóveis), e passaram a procurar alternativas práticas de transporte, confiáveis, fáceis de pilotar e de custo reduzido, exatamente o que um scooter oferece.

Depois da parceria com a Haojue (fabricante das motos Suzuki na China), BMW Motorrad (na montagem da G650), TVS Motors Company (terceira maior fabricante de motos na Índia), a Dafra surpreende com mais uma parceria, a SYM (fabricante de Cubs, Atvs e Scooters em Taiwan).

O primeiro produto desta nova parceria é o Dafra CityCom 300i, um “middle-scooter” com câmbio CVT, design atual e bom nível de acabamento.

Sua bolha é alta e não conta com ajustes, o painel é bonito e completo e possui marcador de gasolina, um hodômetro parcial, relógio, marcador de temperatura, conta-giros e velocímetro.

Logo ao sentar-se, temos a agradável surpresa de um banco largo e confortável para piloto e garupa, os pés ficam bem posicionados e protegidos, os comandos do guidão estão ao alcance das mãos e os botões têm bom tato.

O escudo frontal interno conta com contato de ignição com shutter-key; e pela mesma é possivel ainda a abertura do banco. O porta luvas com chaves é pequeno, porém tem uma utilíssima tomada para ligar um GPS ou carregador de celular. Externamente existe um gancho retrátil para pendurar sacolas leves.

No espaço embaixo do banco, é possível colocar uma mochila grande tranquilamente, mas faz falta uma forração para proteger pequenos objetos e só cabe um capacete integral. Uma falta grave é a ausência de um gancho (ou suporte) para prender um segundo capacete.

Neste mesmo espaço, temos um item inusitado e bem vindo: a presença de uma chave corta-ignição que impossibilita, ou pelo menos atrapalha, que os amigos do alheio a levem.

Seu motor de 266,8cc de único cilindro tem 23 cv de potência e é alimentado por injeção eletrônica e arrefecido com refrigeração líquida. Este motor privilegia o torque em baixas e médias rotações e obteve o consumo em nosso circuito padrão de 24 km/l e seu tanque, de 10 litros, nos mostra uma autonomia teórica de 240 km. Um bom número para seus 184 kg a seco.

Freios a disco simples com 260 mm de diâmetro e pistão duplo em ambas as rodas, utilizam flexíveis de freio do tipo aeroquip e param o scooter de forma segura, auxiliados pelos pneus esportivos na medida 110 /70-16 na dianteira e 140 /70-16 na traseira. Para os iniciantes fica o alerta até o costume : no freio traseiro use apenas 2 dedos … ele é muito eficiente !

Os pneus de 16” oferecem ao Citycom a mesma segurança que uma moto ao trafegar em ruas e estradas esburacadas, ao contrário das scooters pequenas que utilizam rodas de 10” a 12” e sofrem em pisos de má qualidade.

Na cidade

Para resumir o Citycom na cidade, precisamos de somente duas palavras: praticidade e segurança.

O porte médio do Citycom chamou muita  atenção no trânsito. Foi interessante observar o quanto os motoristas de carro respeitam os scooters; abrindo passagem sem cara feia nos congestionamentos que foram facilmente superados.

O cambio CVT proporciona uma arrancada vigorosa e sem trancos (fiquei com saudades ao voltar a pilotar minha moto com câmbio tradicional).

Seu baixo centro de gravidade otimizado pelo posicionamento do tanque de gasolina sob o piso, torna esse scooter fácil de pilotar em baixas velocidades, ajudado pelo grande ângulo de esterço do guidão que possibilita manobrar entre os veículos parados nos corredores próximos aos semáforos (mesmo com meus 1,85m, o guidão não bate no joelho ao esterçar). Deve-se ter cuidado com os retrovisores e com o escapamento.

Ter espaço para acondicionar mochila com notebook, capa, bota de chuva e ainda sobrar espaço para colocar mais algumas tralhas, sem a necessidade da instalação de um baú preso à traseira, só um scooter pode oferecer.

Na Estrada

O Citycom surpreendeu nas auto-estradas, conseguindo manter com folga os 120 km/h. O motor, em conjunto com o CVT, oferece uma boa retomada e mantém a velocidade mesmo em subidas íngremes.

Suas rodas grandes, auxiliadas pela suspensão macia, absorveram todas as irregularidades sem oscilações mesmo contornando curvas fechadas de serra.

Os freios não mostraram fadiga mesmo quando solicitados seguidamente, inclusive deve-se ter o cuidado para não travar o pneu traseiro nas frenagens.

A noite foi possível conferir a ótima iluminação dos faróis e do painel, que permitiu visualizar claramente as informações. A lanterna traseira também oferece uma boa visualização pelos outros veículos, bem como seus piscas.

Pontos em destaque

POSITIVO

  • Presente no produto, todos os sensores que evitam o acionamento do motor, ou ainda seu funcionamento, quando o apoio lateral está aberto. É comum termos uma série de acidentes com os scooters, por uma aceleração desnecessária com o veículo apoiado em seu apoio lateral!
  • O sistema da pedaleira traseira, além de esteticamente agradável, tem um acionamento diferenciado, feito um canivete do tipo automático, que colabora com o conforto do garupa.
  • Integrado à luz espia das setas, temos um som bem audível e intermitente, que faz com que não se esqueça os piscas ligados.
  • Possui lampejador.

NEGATIVO

  • O parabrisa é um pouco ondulado, deformando as imagens vistas através deste. Dependendo da altura do condutor, a linha de visão poderá ser a mesma do acabamento superior, fazendo que se tenha que, em certas situações, ficar subindo e descendo a cabeça.
  • As alças traseiras são um pouco anguladas, tornando-se desconfortáveis para um garupa mais temeroso.

Maiores informações clique aqui !

Sobre Claudinei Cordiolli

Analista de Negócios formado pela Unibero, empresário no ramo de ERP´s para o setor Imobiliário. Participação em diversas provas de Enduro no final da década de 1990 e início dos anos 2000 mudou para a pilotagem esportiva onde continua pilotando (mas não competindo) até hoje. Apaixonado por Fotografia fez trabalhos para diversos sites e para o Jornal Diário de São Paulo. Hoje faz fotografia esportiva para a Taça São Paulo de Supermoto e trabalhos de freelancer. Atual colunista do site Motonauta para a seção de Avaliações e alguns editoriais sempre apresentando ao público sua opinião sem ter o "rabo preso" com nenhum fabricante ou marca.

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9 comentários

  1. Tenho uma PRIMA 150 CC kasinsk anda bem a 90km por sinal muito boa de passagem,náo tenho nada a reclamar por onde ando (linha amarela e ponte rio-niteroi) o piso é perfeito auxiliando
    minha conduçao. Passando por Jacarepagua observei uma scotter grande … fui embora e no dia seguinte fiz um comentario sobre a tal scotter e o meu amigo tinha comprado e tava satisfeitissimo dei uma volta e pude entender sua alegria,CITYCOM 300i,Dq uma semana farei meu comentario como dono!!!! Aguardem!

  2. 22/06/11

    Já tenho uma scooter smart 125, mas já estou quase trocando pela citycom 300, fiz um teste dravi,e quero uma para mim,é muito boa de pilotar.
    Gostei muito da valiação feita com ela.
    A Dafra está acertando nos seus produtos, para o nosso mercado.
    parabens á Dafra…

  3. ah… meu sonho de consumo! se Deus permitir, comprarei uma, da cor negra. mas por enquanto ficarei com minha kasinski win 2007. dafra, me aguarde.

  4. ricardo moreira

    Eu comprei um, peguei ontem (04/01/11), o preco ja nao esta mais 12.290,00 eu paguei com muito choro 12.700,00 na motoplace, na Dafra(itavema) estao vendendo por 13.200,00.
    O que eu nao gostei ate agora foi o manual do proprietario, nao ensina nem como trocar uma lampada dela.

  5. * Equipe MOTONAUTA

    Boa tarde Carlos

    Voce está correto … já providenciamos a correção !
    A equipe agradece e pede desculpa a todos …

    Obrigado pela participação

  6. Taiwan não é Tailândia….

  7. * Equipe MOTONAUTA

    Olá Marcio

    Essa é essa a nossa posição sobre o produto num posicionamento de END-USER-TEST.
    Sinta se livre para indicar o que voce acredita que deveríamos apontar …

    Obrigado pela participação

  8. Cadê o resto do teste? Parece ter ficado inacabado…

  9. Excelente avaliação. Fui a uma revenda Dafra ver este scooter e realmente me impressionei, principalmente pela largura e acabamento das costuras do banco. Fiquei surpreso também com a chave corta ignição embaixo do banco. O modelo na cor branca, em minha opinião, é o mais bonito. Espero que as demais montadoras lancem scooters com maiores cilindradas como o citycom, afinal de contas, em uma cidade como São Paulo é impossível não utilizarmos vias expressas e rodovias. Sucesso à Dafra.

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