BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Mercado e Segurança / Deterioração do Negócio de Motocicletas no Brasil

Deterioração do Negócio de Motocicletas no Brasil

Um indicador para analisar o negócio de distribuição de Motocicletas é a evolução da receita (ou faturamento) anual real, ou seja, depois de descontado o efeito inflacionário.

Para isso, definimos como base de comparação de mercado o ano de 2009 , que foi o primeiro ano de vendas após a crise financeira global de 2008, e principalmente, anterior à euforia do crédito e recorde de vendas dos anos de 2010 e 2011 no Brasil.

Depois utilizamos a informação divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a evolução dos preços de motos e multiplicamos pela quantidade de unidades emplacadas (divulgados pela FENABRAVE) para calcular a receita com a venda de motocicletas novas. O comportamento das variáveis para o ano de 2013 são de nossa estimativa.

Veja na tabela (abaixo) que enquanto as vendas estimadas para 2013 serão 1,9% menores do que em 2009, os preços deverão ficar 2,1% mais baixos, o que deve gerar retração de 4,1% na receita.

Por outro lado, como a inflação acumulada nos quatro anos será de 26,4%, a receita deflacionada pelo IPCA/IBGE* ficará menor em 24,1% (coluna REC/IPCA da tabela)!

Este é o nível de deterioração que desestabiliza o setor de motocicletas – que se estruturou acreditando numa contínua expansão do mercado – e exige o repensar radical da maioria absoluta das montadoras de motos e suas redes de distribuidores, visando adotar medidas para recuperar a viabilidade do negócio.

*Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por Francisco Trivellato, Francisco Mendes e Equipe autoAnálise.

***

Deterioração do Negócio de Motocicletas no Brasil

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

Produção de motocicletas cresce 12.2% no primeiro trimestre do ano

Resultado também foi superior na comparação mensal; em março média diária de vendas foi 3.777 ...

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *