BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Avaliações / Honda Biz 100 … primeiras impressões !

Honda Biz 100 … primeiras impressões !

A Honda Biz 125 ganha uma irmã com motor de 100 cc (97,1 cm³) visando resgatar os consumidores que procuram uma moto de entrada e baixo custo que até então só tinham a POP 100 como opção.

A Biz 100 foi lançada para preencher a lacuna entre a POP 100 e a Biz 125, esta última com o passar dos anos foi modernizada (ganhou injeção, motor flex, freios a disco, motor 125cc, entre outros) e a consequência foi o aumento de preço (a versão completa custa próximo de R$ 6.300,00).

Por este motivo, quem procurava uma motocicleta de entrada e baixo custo encontrava somente a POP como opção quando comparada a Biz 125 que tem custo até 40% maior.

Mesmo design da sua irmã 125, mas utilizando piscas na cor ambar

A Biz 100 volta as origens das motonetas da Honda e utilizando a mesma base (chassis, carenagens, suspensão, painel) da Biz 125 simplificando somente o motor.

Motor este derivado do utilizado na Wave 100 (no exterior), um motor carburado com 6,43 cv e de mecânica simples que utiliza cambio rotativo com embreagem centrífuga (como na Biz 125) e conseguiu baixar o preço para bons R$ 4.710,00 (na versão com partida a pedal) e R$ 5.290,00 (com partida elétrica).

Em curvas de alta velocidade (acima de 70 km/h) não transmite muita segurança

Rodamos com a Biz 100 na pista de testes da Honda em Manaus-AM. Um circuito com subidas íngremes, curvas fechadas e longas retas que simula bem toda a topografia encontrada nas regiões urbanas.

Na escolha dos modelos disponíveis para avaliação escolhi o modelo com partida a pedal, afinal a opção de partida a pedal custa R$ 580,00 ou 12,30% a mais. Pode não fazer diferença para muita gente, mas quem procura economia e vai financiar fará uma boa diferença.

A partida utilizando o pedal é tão fácil que não acredito valer a pena gastar mais pela comodidade da partida elétrica.

Mesmo com meus 1,84cm de altura fiquei bem encaixado na Biz 100

Coloca-la em movimento é simples, basta engatar a primeira marcha para baixo e começar a acelerar. A embreagem centrífuga entra em ação e começamos a rodar tranquilamente sem trancos ou engasgos. Engatamos a segunda, terceira e quarta marchas todas para baixo (lembrando que é um cambio rotativo), a velocidade máxima dentro do circuito foi de aproximadamente 95 km/h e as motocicletas ainda eram zero km.

Nas subidas íngremes foi possível manter a Biz 100 acelerada em terceira marcha (quando já embalado) sem perder velocidade excessiva. A estabilidade em curvas com velocidade acima de 70 km/h está dentro da proposta urbana da Biz 100 e foi apenas razoável.

No final desta reta a Biz atingiu aproximadamente 95 km/h no painel

Já as mudanças de direção como no slalom que fizemos, mostrou uma agilidade surpreendente e sem dúvida vai agradar quem utiliza-la em congestionamentos.

Os freios a tambor deram conta de parar a Biz 100 e seus 98 km (e coincidentemente mais os meus 98 km) com segurança. O único senão é que os freios a tambor necessitam sempre estarem bem regulados para funcionarem perfeitamente e cabe ao usuário ficar atento e fazer as manutenções conforme o manual.

Enfim, quem procura uma motocicleta para deixar de utilizar o péssimo transporte público e procura um produto de qualidade e baixo custo encontra na Biz 100 uma boa opção.

Biz 100 a esquerda e Biz 125 a direita. Quase tudo igual, mas a Biz 100 perdeu o Shutter Key e oferece menos segurança para quem estaciona a motoneta nas ruas.

Ficha Técnica

Categoria Family
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 97,1 cc
Potência Máxima 6,43 cv a 7.000 rpm
Torque Máximo 0,71 kgf.m a 4.000 rpm
Combustível Gasolina
Diâmetro x Curso 50,0 x 49,5 mm
Sistema de Alimentação Carburador com 15,9 mm de diâmetro de venturi
Relação de Compressão 8,8:1
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 4 Ah (KS)12V – 5 Ah (ES)
Farol 30/30 W
Sistema de Partida Pedal (KS)Pedal/Elétrica (ES)
Tanque de Combustível 5,5 litros (1,5 litros de reserva)
Óleo do Motor 0,9 litros (0,7 litro para troca)
Transmissão 4 velocidades
Embreagem Multidisco banhado em óleo
Sistema de Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Suspensão Dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso
Suspensão Traseira Braço oscilante com 86 mm de curso
Freio Dianteiro A tambor com 130 mm de diâmetro (KS e ES)
Freio Traseiro A tambor com 110 mm de diâmetro (KS e ES)
Pneu Dianteiro 60/100 – 17M/C 33L
Pneu Traseiro 80/100 – 14M/C 49L
Chassi Monobloco
Altura do Assento 753 mm
Distância Mínima do Solo 130 mm
Dimensões (C x L x A) 1.891 x 726 x 1.087 mm
Distância entre Eixos 1.261 mm
Peso Seco 98 kg (KS)99 kg (ES)

Sobre Claudinei Cordiolli

Analista de Negócios formado pela Unibero, empresário no ramo de ERP´s para o setor Imobiliário. Participação em diversas provas de Enduro no final da década de 1990 e início dos anos 2000 mudou para a pilotagem esportiva onde continua pilotando (mas não competindo) até hoje. Apaixonado por Fotografia fez trabalhos para diversos sites e para o Jornal Diário de São Paulo. Hoje faz fotografia esportiva para a Taça São Paulo de Supermoto e trabalhos de freelancer. Atual colunista do site Motonauta para a seção de Avaliações e alguns editoriais sempre apresentando ao público sua opinião sem ter o "rabo preso" com nenhum fabricante ou marca.

Além disso, verifique

Versys 1000

Kawasaki Versys 1000 é diversão garantida

Há uma coisa estranha acontecendo na categoria de moto aventura. Toda a categoria foi criada ...

4 comentários

  1. mary santos

    Ganhei uma bis 2015 .mais ainda nao tive coragem de pilotar porque nao estou entendendo as machas e tenho medo.è muito diferente das motos comuns. por favor se puderem me mandar um email com explicaçoes bem simples eu agradeço. pois ja estou quase desistindo dela. Obrigado

  2. Menores de 18 anos podem usar essa BIZ? Sem preocupações de serem multados?

  3. Evandro coelho serafim

    linda vou compra uma pra minha esposa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>