BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Com a palavra / Honda CB 1300 … a poderosa !

Honda CB 1300 … a poderosa !

Não será mais importada porque tem a Hornet 1000 vindo por aí.

Uma das formas de apoio da Honda ao curso SpeedMaster de Pilotagem é a cessão de motos para eu usar nas aulas. Claro que aproveito para fazer o testezinho básico.

Bom, quem tem mais de 50 anos, que nem eu, tem uma paixão retraída por motores Four de grande capacidade. Não pude ter uma CB 750F, mas tive a CB 400Four que satisfez minha juventude motociclística.

Mas essa CBzona de 1300 cc é tão macia ao pilotar que parece uma música da Norah Jones. Só que depois de escrever esse teste fiquei sabendo que a Honda não irá mais importar esse modelo porque tem a Hornet 1000 vindo por aí.

Isso fez os preços da CB 1300 despencarem que nem os termômetros de Curitiba. Quem pagou R$ 43.000 nessa moto deve estar se mordendo de raiva, porque as últimas com ABS foram vendidas a R$ 33.000.

Hoje é possível achar semi-novas por R$ 31.000. Fiquei até tentando a comprar uma, mas depois de lembrar que ela gasta mais que amante argentina eu desisti. Leia a avaliação abaixo.

Ah, e não acostume com essa febre de um teste por dia aqui no Motite, porque isso era tudo material que já estava pronto e eu tenho dois livros pra terminar ainda neste mês…

Poderosa

A Honda CB 1300 faz parte das chamadas motos musculosas

Houve uma época em que as motos era simples. Tinham motor, suspensões, rodas simples, sem avanços tecnológicos nem os inúmeros features que assessores de imprensa adoram elencar. Carenagens, suspensões monoamortecidas, invertidas, materiais leves e caros transformaram as motos simples em veículos tão sofisticados que até assustam.

Felizmente as marcas mantiveram alguns modelos clássicos que incendiaram a imaginação dos motociclistas dos anos 70. Uma delas é a poderosa Honda CB 1300, evolução da bem sucedida CB One, de 1.000cc, lançada nos anos 90. Ser motociclista nos anos 70 era significado de sonhar com uma “quatro canecos”, qualquer moto com motor de quatro cilindros em linha. Muitos ainda preservam esse desejo e é para esta legião de fãs que existem motos de grande cilindrada, quatro cilindros e de concepção simples.

Com um grande motor de 1.284 cc, que desenvolve a potência de 115,6 cv a 7.750 rpm e o torque de 11,9 kgf.m a 6.000 rpm essa naked tem a concepção original baseada nas sonhadas motos dos anos 70, porém com a tecnologia atual como a injeção eletrônica de gasolina e freios ABS.

Pesada (234 kg), na prática nem reflete as dimensões, pois é muito fácil de pilotar, mesmo no trânsito intenso de São Paulo. O grande barato dessa musculosa é rodar na estrada, curtindo o ronco do escape 4-2-1 que conta com catalisador. Apesar do ronco original já ser bem agradável essa é uma moto que implora por um escape esportivo. Como o catalisador fica na marmita é possível trocar apenas a ponteira sem alterar a emissão de poluentes.

Para dar vida ao estilo clássico, a CBzona é bem pelada mesmo. Não tem bagageiro e transportar bagagem só mesmo com mochila ou se instalar um horroroso baú. O banco largo e espaçoso é um convite para levar garupa que desfruta ainda de uma barra de apoio. Necessária, porque a aceleração é vigorosa e pode derrubar um garupa distraído!

Na estrada – Um aspecto curioso do câmbio de cinco marchas é a sensação de que o motor está sempre pedindo uma sexta marcha. Graças ao funcionamento bem elástico do motor é possível engatar a quinta e última marcha já com 1.500 rpm. E com uma curva de torque bem suave, tem-se a impressão de estar em uma moto com câmbio automático, porque basta girar o acelerador para ver o motor crescer de giro sem engasgos. A retomada de velocidade é muito rápida e basta acelerar para ganhar velocidade para ultrapassagens.

Naturalmente que um motor com tamanha capacidade não pode ser chamado de econômico. Durante o teste o consumo ficou entre 15 e 16 km/litro. Mas se torcer o cabo do acelerador com vontade esse consumo pode cair a 10 km/litro. É quase um carro! Só que dificilmente um carro de 1.300 cc pode levar seu dono a mais de 230 km/h. Com um tanque de 21 litros é preciso ficar esperto com a autonomia.

Essa velocidade é a máxima real dessa moto. Só que a falta de uma proteção aerodinâmica como carenagem ou bolha acrílica faz o piloto ficar com a clara impressão de que a cabeça será arrancada do pescoço. No exterior existe uma versão carenada, indicada para quem utiliza a moto nas estradas.

Uma das maiores críticas a esta moto é a suspensão traseira por dois amortecedores. Curiosamente, os maiores críticos nunca pilotaram a CB 1300, são apenas analistas de ficha técnica!

Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira são equipadas com múltiplas regulagens que permitem adequá-las a várias situações como pista bem asfaltada, ruas esburacadas, transporte de passageiro etc. Na dianteira são duas as opções de regulagens, na mola e hidráulica, feitas diretamente nas bengalas. Na traseira são três sistemas de regulagens que atuam nas molas, carga e compressão dos amortecedores a gás. Ou seja, não tem como não acertar a suspensão para cada tipo de usuário. Esse conjunto traseiro não fica devendo nada aos sistemas monoamortecidos.

Para completar, os freios são com sistema ABS e a manete do freio dianteiro também conta com regulagens para se adaptar aos vários tamanhos de mãos. No painel clássico, com instrumentos circulares, os displays de LCD podem mostrar os hodômetros parciais e total, trip diário (que registra a quilometragem do dia), temperatura do motor, temperatura ambiente, nível de gasolina e relógio de horas.

Com pneus de desenho e medidas esportivas, essa poderosa CBzona também permite se divertir nas curvas. O quadro tubular de berço duplo não faz milagres, como as modernas esportivas, mas surpreende por revelar muita firmeza mesmo nas curvas fechadas.

E o melhor da festa: recentemente a Honda fez uma mega promoção desse modelo, por média de R$ 34.000 (em SP). Claro que ela desapareceu dos estoques. Com sorte ainda tem alguma por aí!

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 34.000 (promocional)

ORIGEM: Japão

MOTOR: quatro cilindros em linha, 16V, 1284cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 115,6 cv (a 7.250 rpm) e torque de 11,9 kgfm (a 6.000rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de cinco marchas. Secundária por corrente

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos e traseira bi-choque

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco, com ABS

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 180/55-17

DIMENSÕES: 2.220 mm de comprimento, 790 mm de largura, 1.120 mm de altura e 1.515 mm de entre-eixos

PESO: 234 kg

TANQUE: 21 litros

Extraido do MOTITE sob autorização.

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

140421_mobilidade

52% dos brasileiros consideram o transporte público ruim ou péssimo

De acordo com o estudo realizado pela Expertise, 56% das pessoas gastam mais de uma ...

39 comentários

  1. LUIZ ROBERTO , TENHO INTERESSE NA SUA 1300 , ME PASSE DETALHES , AGUARDO , JOHNNY .

  2. Luiz Roberto

    Olá pessoal !! Tenho uma CB1300 branca e vermelha 2007 RARIDADE, com apenas 3.900km a qualquer prova. Sou o unico dono, tem chave reserva manual, todas as revisões na concessionaria honda. A moto é extremamente zerada sem qualquer detalhe.Só uso gasolina podium desde de zero. Estou pensando em vende-la com dor no coração devido problema na coluna. A moto fica parada mais de meses. Apenas funciono exporadicamente. Qualquer interesse entrar em contato pelo e-mail informado

  3. Olá Tenho uma Preta 2007 com rodas douradas a Venda ! 27 mil km rodados e DOC 2013 pago… Vitória -ES… peço R$24.900 estudo troca tambem… tel (27)99650599

  4. É realmente uma pena que uma moto tão bonita como a CB 1300SF tenha saído de linha no Brasil. Incrível mesmo se ver que em outros mercados ela também não vendia às milhares. Porque somente aqui é que não teremos mais o direito de compra-la?

  5. Paulo Brisolla Tavares Filho (Brisa)

    Diniz, parabéns pela sua feliz aquisição. Comprei a minha CB-1300F 2008/2007 – preta e cinza praticamente zerada também em Junho/12.
    Resido em Jaraguá do Sul, SC. Vamos trocar experiências, OK ? Estou à disposição.
    Brisa – Jaraguá do Sul, SC

  6. Paulo Brisolla Tavares Filho (Brisa)

    Amigos, comprei mês passado (Junho/12) a minha tão desejada CB-1300F preta e cinza – 2008/2007 praticamente zerada e já fiz uma bela viagem com ela de 1.000km. Estou muitíssimo satisfeito e estou a disposição dos amigos para trocar boas experiências. Sou motociclista veterano da década de 70 (epoca das lendarias CB-Four). Abraço à todos. Brisa – Jaraguá do Sul, SC

  7. Saudações a todos!

    Adquiri hoje esta preciosidade.

    Preta/vermelha, com 17.300 kms.

    Está super conservada.

    Agora é arranjar tempo para curtir.

    Abs.

    Diniz.

  8. Igor Nascimento

    Amigos, esta moto é o sonho material da minha vida! Tenho apenas 22 anos mas trabalho e estou me graduando, todo o tempo com esta moto no foco! 😀 Me digam, a manutenção dela é muito cara? Tem uma aqui em São Luís – MA (acho que a única) a venda por 35 mil com 23mil km rodados. Dá vontade de vender até meus órgãos pra compra-la 😛 mas tenho que ser paciente que um dia chego lá! Abração.

  9. Guilherme Anjolin

    Amigos estou super satisfeito com a minha CB 1300 preta com rodas douradas 2007, a moto é incrivel, tanto para cidade, grandes viagens, um conforto extremo quem estiver pensando em comprar uma motocicleta dessa pode comprar sem medo….Abraços

  10. Excepcional moto,das melhores que já tive.Comprei a minha recentemente,uma 2008,preta com vermelho,4.000Km,igual zero,não estará a venda nos próximos 20 ANOS.

  11. É a minha segunda a 1ª uma 2007 sem ABS, agora uma 2008 com ABS e esta com 3.700km, a melhor moto que já tive!!!Espetacular!!!! Impecável sem um arranhão….to precisando de grana vendo por R$35.000,00 Estou em Porto Alegre / RS 9235-2206

  12. glenio kanaan

    ola pessoal, alem de totos os atributos, esta é verdadeiramente uma motocicleta. amortecedor bi-choque(de ultima geração!!!), resumindo – ela só têm FREIO-MOTOR-PNEU tenho uma 2007 e penso em comprar outra!!!

  13. Tenho uma 1300 four, ano 2008, prata, com amortecedores a gas, freios ABS, 7000km, nunca batida, pneus novos, escapamento esportivo (original guardado), capa protetora para garagem. Revisões feitas registradas em manual, único dono. Valor R$35.000. Interessados, favor entrar em contato pelo email: zeschietti@hotmail.com
    Londrina-Pr.

  14. Em dezembro de 2008 comprei uma CB 1300 prata zero k que hoje está com 9000 Km.Sem dúvidas, a melhor moto que tive. Já tive V MX, Royal Star, Super Tenerê etc., mas a cebezona é o máximo. Ando pouco ( tenho uma xre para o diário ), mas quando ando é felicidade pura!!!!
    Abraço

  15. joel soares louzada

    Comprei uma 2007 substituindo minha 750 Four, é inacreditavel a flexibilidade desta moto na cidade considerando seu peso, porém ainda não acostumei com as 5 marchas amei não troco tão cedo tenho 53 anos tenho hernia e esta moto me satisfaz

  16. Meu amigo, a resposta a tua pergunta esta no site,
    cb1300sf.com.br
    Abraco

  17. Olá amigos, acabo de adquirir uma CB1300 07/08 com 700 km, isto mesmo, setecentos km apenas, a moto é show, mas estou estranhando a temperatura do motor que chega indicar 110 graus no painel na cidade, isso é normal? Abçs

  18. Jose Carlos

    tenho uma CB 1300 2007, preta, com as rodas douradas, original, hoje com 9 000km, nao vendo por dinheiro algum, ate porque no estilo naked ,hoje nao vejo uma substituta para ela, qto a hornet 1000 que esta por vir, precisamos ver antes, deste tamanho, peso, e conforto au dirigir, so uso a minha em viagens longas, tive ja outras motos de alta cilindrada, mas a CBZONA, é simplesmente a unica, sem comparação, por onde passa com o seu ronco e aquele eswcapamento grande lateral, fica imponente e chama a atenção,
    porem se alguem estiver a procura de alguma, eu sei de uma preta 2008 com ABS com 7.000 km a venda por 31.000 apenas venda. a moto nao tem um risco, ha, unido dono placa “A”. Agora quem adquirir uma desta, jamais ira arrepender, ela tem tudo o que precisa eu uma moto a minha nao tem ABS e da forma que eu ando, nao vejo necessidade, tenho a moto para viagens e lazer, e nao corrida…Espero que num futuro proximo a Honda traga novamente, pois a minha ira ficar velha, usada, e hoje eu digo, nao sei qual moto eu compraria para continuar com o mesmo estilo e conforto.

  19. Amigos comprei,uma 2008 com 6000km, posso dizer que a moto é tudo isso e mais um pouco. prtincipalmente, par um tilzão de 51 anos com eu.

  20. volmar vieira

    01.08.2011 realmente esta moto e unica. quem tem nao vende. tenho uma 2008 e posso endossa todos estes comentarios a respeito dela. em abril deste ano fizemos uma viajem longa e ela e simplesmente magnifica para andar nao cansa piloto nem caronera. dez meus irmao cbzona 1300. um grande abraco.

  21. Breno Mourao

    Tenho uma 2007. Ja tive varias motos, mas nao sei se eh a idade (38),para mim eh sem duvida a melhor moto que ja tive. Anda pra caramba,freia muito bem,estabilidade limitada , mas eh estilo dela e para mim eh a moto mais iponente que tem. e eh honda. Estou muiticimo satisfeito, acho que meus futuros filhos vao pilota-la. abraço

  22. Tenho uma Honda CB1300SF 2007 e hoje fico feliz em ver a sua valorização a cada dia que passa.Moto dos Sonhos.Muito leve,sobra potencia,torque e conforto.Equilibrio Total,suspenção traseira a gas c/multiplas regulagens.Enfim uma moto de verdade!!!Abç!

  23. Tenho uma 2008 com abs,comprei na promoção da honda em 2010,moto zero km.Cada vez q ando gosto mais da moto,não tenho nada de mal a falar dela´é só felicidade,um doce,como costumo dizer.É uma moto extraordinária,anda como esportiva,faz transito como uma 125 e tem o conforto de uma gran turismo,é tão facil de pilotar q em um resalto no asfalto da pra brincar de tirar as duas rodas do chão.A suspensao e muito boa,melhor do que as de muitas esportivas por aí,para viajar a sua namorada vai aradecer, o banco é muito confortavel.O consumo me parece bom,na cidade,sem apertar muito faz 14km/L e na estrada se for a 120km/h faz 18km/L,se andar a 100km pode fazer 20km/L.Uma moto q nunca vai sair de moda,estilo classico,crua,motor pra fora e cara no vento.MOTO DE VERDADE!!!!

  24. tenho uma cb branca com vermelho 2007 e uma v-strm dl1000…as 2 sao excelentes…mas amo mais a cb.quanto a duvida acima,apenas as modelos 2008 vieram com abs como opcional,em 2007 vieram 400 unidades e em 2008 vieram apenas 300,totalizando 700 unidades no nosso pais Brasil,sera uma peça de colecionador futuramente…pensem nisso.

  25. Acabei de comprar um Gorda 2008 Preta!!!
    To babando!!! Ela é simplesmente demais!!!
    Alexandre tem a versão sem ABS tbm, mais só vi rodando até agora com ABS.

  26. olha gente comprei um 2008 sem abs,por que não tinha mais a com abs,más estou muito feliz com ela,realmente é uma grande moto..

  27. Eu tenho a 2007 Branca e Vermelha sem ABS, mas com ou sem ABS ela tem Freio pra parar um Jumbo!!

    É uma Maravilha essa moto!

    HEHE

  28. luiz carlos

    Ola amigos, quero comprar uma Cbzona 1300 com abs na cor preta, alguem por gentiliza sabe de alguma por ai a venda, por favor me informe, obrigado.
    um abraço.

  29. Altomar de Macedo

    Pessoal,
    Então, há um tempinho eu estava aqui eufórico porque faltava pouco pra fechar neg´cio numa CBzona. Consegui, cnsegui! Pena que está um fim de semana chuvoso e não pude dar uma esticadinha maior. Mas rodei uns quarenta Km, fiquei poderoso em cima daqueles manga larga todos! que torque, que dirigibilidade, que facilidade, que maciez, que suavidade… e por aí vai! Vai demorar um pouco fazer sol aqui na região de Brasilia, mas enquanto isto ela está na minha garagem. Detalhe, ela está com exatos 1000Km. Simplesmente fantástica!
    Abraços
    Altomar

  30. Olá amigos, o primeiro trecho desta reportagem encaixou-se perfeitamente com minha história, sempre quis ter uma 750F mas a grana era curta então optei por uma 400F, muito boa e gostosa de andar, isto foi na decada de 80, gostei tanto que encontrei uma 400F 77 impecável em 2003 e comprei novamente, tenho até hoje, uma ralíquea. Para viagens e grandes percusros adquiri uma Hornet 0k em 2008, ótima moto mas não tem o glamour da CBzona penso sériamente e procurar uma e efetuar a troca. Abraços a todos.

  31. Marcelo MC Anjos da Serra

    Amigos sou um feliz proprietário de uma 2008/2007, branca. Já tive váias motos mais a CB 1300 foi a melhor moto que eu andei, a moto é muito confortável, rápida e fácil de andar, espero que a Honda repense o seu retorno. Este ano ela ficou entre as treis melhores motos do Alpen Master Motociclismo, perdendo por pouco por suas cocorrentes, no ano de 2009 ela foi a vencedora, não precisa falar mais. Espero o seu breve retorno.

  32. qdo vi uma em 2007..a vermelha / branca – Hollywood..babei..consegui comprar em 2008 um zero km na remaza depois de muitas idas e vindas a loja, do jeito que queria…a mais desejada na época…a branquela..hoje com 8000 km;…é moto
    com cara de moto…a 150km o motor tem tanto torque
    e potencia de sobra..que o giro fica em 5mil rpm…

  33. ja tive diversas motos grandes e de outras marcas.
    a cb 1300 é a melhor em que ja andei.
    quem puder comprar uma corra logo.

  34. Tenho uma 2008 com ABS, comprei na promocao da honda. Esta escrito ABS no paralama dianteiro. Realmente nao é o ABS-CBS (tive uma CB300 com o CBS), mas cara faz MUITA diferenca, mais que na 300, principalmente porque a moto é pesada. Foram muito poucas as situacoes onde o ABS fez diferenca, mas onde posso dizer que me evitou um chao. Ele funciona direto, e evita pequenas travadas que realmente poderiam ser controladas no manete de freio, mas e quando nao há tempo nem para pensar? Ele esta la, e ali fez a diferenca.

  35. Álvaro Beck

    gente!
    fui motociclista de CBX 750 por um bom tempo..vendi a moto quando surgiu a história do capacete na cidade.Bom,passado alguns anos,acabei comprando uma shadow 2009(excelente moto)mas logo depois da compra surgiu negócio para trocar por uma CB1300 preta,zero Km…dei uma volta e meus amigos…bota moto nisso!!!é o que diz reportagem acima.à braba e ao mesmo tempo mansa!!..se fiquei com ela?não …porque não tinha ABS!!!se arrependimento matasse!!!!a viúva teria até arranjado outro..

  36. Altomar de Macedo

    Pessoal,
    Principalmente esse que vive desde a década de 70!!!
    Estou de olho numa 2008, (claro, não vou revelar detalhes porque os caras vão na frente!)que está me deixando doido, está com 900 Km!!! Tenho uma sete galo 91, desde zero. Mas quando vi o ronco da partida daquele motor injetado, fiquei louco. No sábado vou experimentá-la ( não babem!) e ter a feliz oportunidade de decidir. Para o pessoal que falou em ABS já ouvi um comentário que quem sabe andar de moto não precisa, é besteira.
    Voltarei a falar.
    Abraços.

  37. Alexandre,

    Parabens pela aquisição, não vai se arrepender.

    Tenho uma Preta 2007 desde zero.

    As CB´s com ABS vieram só com o modelo 2008 e eram versões, do tipo com e sem ABS.

    Pensei em trocar a minha por uma com ABS, mas desisti, pq o ABS dela não era o C-ABS, ou combined ABS, que funciona equilibrando a frenagem entre os freios dianteiros e traseiros.

    Cuide bem da sua e terá uma reliquia para desfilar por aí, pois só quem tem uma CBzona sabe o prazer de pilotá-la.

    Abçs

    Abel

  38. ademir lopes do nascimento

    moto estar linda e anda muito bem , so que nao pesso comprar uma

  39. Amigo, muito obrigado pelos comentários !! Acabei de comprar uma CBzona 1300, com apenas 5.000 KM. E olha que paguei bem menos que os R$ 34.000 pedidos pela Honda ultimamente (mas a minha é 2007). Só uma dúvida: todas tem ABS ou era um opcional ? Existe alguma forma de identificar isso (há alguma inscrição ou logo na parte externa da moto ?)Pergunto pois comprei a moto esse fim de semana (ainda não fui busca-la)e o vendedor me disse que não tem ABS.
    Obrigado !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>