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Honda CBR 500R é a nova porta de entrada para as esportivas

Modelo sport traz visual inspirado nos modelos de competição e combina boa maneabilidade, potência e com preço acessível

Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrível potência e pilotagem emocionante. Referência neste mercado, a Honda já está comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para quem está procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.

Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na versão standard.

Beleza e alta performance

A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W, que oferece boa visibilidade em qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros.

Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem próxima às dos modelos de pista e enfatizam toda a emoção e estilo sport. A altura do assento é de 785 mm e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x
(L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS).

Versatilidade, maneabilidade e ótima performance, com condução agradável e prazerosa em qualquer situação são as marcas registradas da CBR 500R. O modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da família, com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra.

O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.

Os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.

As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônico PGM-FI (sistema de injeção programada de combustível), que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa de rotação, melhorando a eficiência e criando um excelente equilíbrio entre máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa.

Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.

No tocante à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas. A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, que traz – além do velocímetro – conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.

As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo esportivo. Obanco de dois níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.

Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System – Sistema de Segurança de Ignição Honda).

Família de sucesso

A família 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar como líder absoluta no mercado de alta cilindrada.

Já disponível na rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).

Estivemos na apresentação do produto e realmente observamos muitas qualidades como ergonometria, dirigibilidade e boa resposta. Vamos aguardar a oportunidade de uma avaliação mais apurada.

Ficha Técnica

Item

CBR500R

Alimentação

Sistema de injeção eletrônica
programada de combustível (PGM-FI)

Altura do assento (mm)

790

Ângulo de Caster / Trail (º /mm)

25,5 / 101,9

Bateria (V / Ah)

12 / 8,6

Capacidade do tanque (litros)

15,7 (2,8 de reserva)

Óleo do motor (litros)

3,2 (2,7 para troca)

Chassi

Aço, tipo Diamond

Consumo (km/l) (WMTC mode)

27

Diâmetro x curso (mm)

67 x 66,8

Dimensões (C x L x A) (mm)

2.075 x 740 x 1.145

Distância entre eixos (mm)

1.410

Distância mínima do solo (mm)

140

Embreagem

Multidisco / banho de óleo

Farol (alto/baixo) (W)

1 lâmpada halógena H4 60 / 55

Freio dianteiro

Disco Wavy 320mm / 2 cálipers

Freio traseiro

Disco Wavy 240mm / 1 cáliper

Motor

DOHC, bicilíndrico,

4 tempos, arrefecido a líquido, 471 cc

Peso seco (kg)

181 (183 na versão ABS)

Pneu dianteiro

120/70 – ZR17M/C

Pneu traseiro

160/60 – ZR17M/C

Potência máxima (CV/rpm)

50,4 x 8.500

Relação de compressão

10,7: 1

Sistema de partida

Elétrica

Suspensão dianteira

Telescópica

Suspensão traseira

Braço oscilante Pro-Link

Torque máximo (Nm/rpm)

4,3 x 7.000

Transmissão

6 velocidades

***

Linkpress Assessoria e Comunicação / Ricardo Ghigonetto e Flávio Faria

Honda CBR 500R é a nova porta de entrada para as esportivas

Sobre * Equipe MOTONAUTA

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14 comentários

  1. Tabajara - São Carlos - SP

    Realmente, ficou muito bonita, mas essa evolução…
    Pôxa, uma pesada CB 450, com seus 176 quilos à seco assombrava, essa 500 pesa 181 na mesma condição.
    Mas vai ser sucesso sim.

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