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Honda NC 700X: ágil e prática para o dia a dia

Modelo será fabricado no Brasil e abre o segmento crossover,
ideal para quem busca uma motocicleta robusta e de fácil pilotagem urbana

Apresentada oficialmente no Salão de Milão de 2011, a NC 700X chamou a atenção do público pelo seu conceito de pilotagem para uso diário. Na ocasião, atraiu milhares de olhares pelo seu design diferenciado e a alta tecnologia embarcada em seu conjunto mecânico. Tantos atributos foram suficientes para a Honda acreditar em seu potencial de mercado e lançar no Brasil o novo modelo, que será comercializado e produzido no país, a partir de julho.
Com isso a NC 700X passa a ser a sexta motocicleta de alta cilindrada fabricada na unidade de Manaus.

Seus diferencias são vistos em cada detalhe. A começar pelo exclusivo porta-capacete localizado onde tradicionalmente é o tanque de combustível, que proporcional praticidade à quem pretende utilizar a motocicleta no dia-a-dia. O motor bicilíndrico em linha de 669,6 cm3, com arrefecimento a líquido e eixo anti-vibração. Já o seu chassi é multitubular de aço, mais rígido e compacto. Destaque também para o conjunto de suspensões de longo curso, que contribui para a pilotagem nas cidades e atribui mais esportividade ao modelo.

Todas estas características, aliadas ao design, agilidade e estilo aventureiro, resultaram num modelo que deverá aquecer ainda mais o mercado brasileiro.
A Honda estima a comercialização de 300 unidades mensais da NC 700X.

Uma crossover diferenciada

A NC 700X chega para iniciar o segmento crossover, ideal para o dia a dia e oferece excelente performance, facilidade e conforto na pilotagem.

Não é à toa que o modelo desperta tanto a atenção por onde passa. Com um estilo forte e inspirador, a NC 700X se destaca por ser ideal para o uso urbano, mas sem deixar totalmente de lado a imagem de aventura. Seu projeto incorpora linhas que remetem as motocicletas crosstourer. Combinando o baixo centro de gravidade com as linhas angulosas, a motocicleta tem uma excepcional maneabilidade. Sua carenagem foi cuidadosamente desenhada para dar conforto e agilidade, que em conjunto com o para-brisa, reduz o atrito com o ar.

Na dianteira, o destaque é o conjunto óptico, que ganhou farol frontal com lâmpadas em LED de 60/55 W, ideal para auxiliar o motociclista na pilotagem com baixa visibilidade, por conta de seu alto poder de iluminação. A rabeta afilada e curta, remete ainda mais estilo ao modelo.

O painel de instrumentos é totalmente digital em LCD, de leitura simples e fácil. É possível obter informações sobre a rotação do motor, relógio, indicador de combustível, hodômotro total e parcial.

Outro diferencial do modelo é o compartimento localizado na frente do assento, onde tradicionalmente estaria o tanque de combustível. Graças ao design inovador, os projetistas criaram ali um espaço útil para se transportar pequenos objetos ou até mesmo um capacete. Prático para utilizar no dia a dia, este compartimento deve agradar aos motociclistas, visto que se torna o substituto ideal das espaçosas e pesadas mochilas e baús.

A posição de pilotagem também merece destaque na motocicleta. Com o guidão elevado e o assento com altura de 831 mm em dois níveis, tanto o motociclista quanto o garupa rodam com mais conforto e segurança nesta crossover. O tanque de combustível com capacidade para 14,1 litros ganhou nova acomodação e está localizado abaixo do banco do piloto, fato que também contribui para a centralização de massas.

Completando o conjunto, a NC 700X recebeu uma ponteira de escapamento diferenciada, em perfeita harmonia com o design do modelo. As principais dimensões, comprimento x largura x altura são respectivamente 2.209 mm x 831 mm x 1.284 mm.

Motor inovador e econômico

A NC 700X traz o que há de mais tecnológico e diferenciado em uma motocicleta. Tudo porque seu propulsor foi concebido a partir de inúmeras pesquisas e chegou-se a um resultado surpreendente. O modelo é equipado com um novo motor bicilíndrico em linha SOHC, com comando único no cabeçote, 669,6 cm3, quatro tempos, refrigeração a líquido, dotado de pistões paralelos a 62º, de 73 mm diâmetro e curso de 80 mm.

Extremamente compacto e eficiente, o motor é capaz de gerar potência máxima de 52,5 cv a 6.250 rpm, e torque máximo de 6,4 kgf.m a 4.750 rpm, assegurando potência equilibrada para uso nos centros urbanos e alto torque que lhe confere grande agilidade em uso urbano e arrancadas vigorosas em qualquer situação de uso.

Seu bloco é inteiramente novo e possui catalisador mais próximo da saída dos cilindros, o que garante níveis altos de temperatura de funcionamento e redução do consumo. Aliás, a autonomia é uma das principais características desta motocicleta. Fatores como o revestimento dos pistões em resina para reduzir o atrito, a adoção de uma só ponteira de escape e corpo único de injeção para os dois cilindros, ajudam o motociclista a percorrer grandes distâncias, sem a necessidade de constantes abastecimentos.

O sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) contribui para a redução do consumo de combustível qualquer situação de uso.

 

Ciclística rígida e compacta

A NC 700X recebeu chassi do tipo Diamond Frame, de aço, que garante equilíbrio e rigidez. A distância entre eixos é de 1.538 mm, o que contribui para a estabilidade da motocicleta, principalmente com garupa e bagagem.

Pensando em uma pilotagem confortável e esportiva, o conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 153,5 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecedor do tipo Pro-Link, com 150 mm de curso, para garantir um comportamento eficaz e confiável em diversos tipos de terreno. Permite ainda regulagens de pré-carga da mola.

Para assegurar uma pilotagem mais fácil na cidade e um visual atraente, as rodas são de liga leve de 17’’. Além disso, a esportividade do modelo é reforçada pelos pneus street de configuração 120/70 na dianteira e 160/60, na traseira. Oferecem mais conforto e segurança, principalmente na condução com pisos molhados ou na estrada.

Quando o assunto é o sistema de freios, a NC 700X conta com duas versões: com ou sem ABS. A Standard recebe freios a disco de 320 mm de diâmetro na dianteira e cáliper de dois pistões. Na traseira, o disco único de 240 mm de diâmetro é acionado por cáliper de um pistão.

Na versão com freios Combined ABS (C-ABS), apresenta, na dianteira, pinças de três pistões. O sistema, que é sinônimo de segurança sobre duas rodas, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.

A NC 700X estará disponível na rede de concessionárias Honda nas cores vermelha e branca. Seu preço público sugerido é de R$ 27.490,00 para a versão Standard, e R$ 29.990,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb 14.150)

Leia também: Honda NC 700X … primeiras impressões

 

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Um comentário

  1. 2 problemas:
    1 – A Honda vai cobrar ágio, como sempre…
    2 – Acho que meu capacete 60 não cabe no compartimento… hehehe

    Parabéns pela reportagem!!!

    Abraço.

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