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Kawasaki Concours 14 … ou seria “hors concours”

A Kawasaki Concours 14 é relativamente nova no mercado, foi lançada no mercado europeu em 2008 apresentando alto nível de conforto, grande capacidade de carga, um notável conjunto acerca da performance e ciclística. Estava lançada uma grande ameaça para as concorrentes no mercado esporte tourer.

O modelo vendido no Brasil é a segunda geração da Concours 14, esta sofreu alterações na carenagem para desviar o calor do grande motor de 1352cc quatro em linha que castigava o piloto, recebeu um para-brisa maior e acrescentou uma memória de posição quando damos partida na motocicleta. O para-brisa parte da sua posição mais baixa quando a moto é desligada, em seguida, retorna a altura selecionada anteriormente. A partir daí, ele pode ser movido para qualquer posição, como desejado.

A Concours 14 é equipada por um sistema combinado de freio chamado de K-ACT. Ele é ligado ou desligado através de um botão no punho esquerdo e na prática ele aciona o freio dianteiro quando pisamos no pedal de freio traseiro o que proporciona uma frenagem segura e equilibrada.

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Como de costume, pilotos experientes provavelmente preferem rodar com o K-ACT desligado. Particularmente achei a atuação muito forte na pinça dianteira a ponto de fazer a frente baixar muito rápido quando estamos rodando na cidade.

Os freios são potentes e mostram eficiência mesmo com garupa e as malas laterais carregadas. Eles também são dotados de ABS (que compartilha os sensores com o controle de tração), o que traz muita segurança quando precisamos parar a Concours 14 em piso molhado.

Como o motor propulsor desta besta é um dos monstros do motociclismo, o sistema de controle de tração é mais do que bem-vindo. A forte resposta do motor em médias e altas rotações com pico próximo a 10500 rpm realmente necessita do controle de tração. E acreditem, ele foi acionado muitas vezes durante esta avaliação.

Outros recursos na Concours incluem o modo KIPASS, um recurso que faz a mistura ar-combustível ficar mais pobre (menos gasolina injetada) que melhora a economia em velocidades moderadas e nas aberturas do acelerador, este recurso é acionado através de um botão no manete esquerdo.

  

Pilotos iniciantes

Se você leu até aqui, deve ser óbvio que uma motocicleta deste tamanho / potência deve ser evitado por iniciantes. Embora a máquina seja muito bem equilibrada, sua aceleração, peso e tamanho a torna uma escolha inadequada para os pilotos sem experiência necessária.

Supondo que mesmo assim um novo piloto tenha força e confiança para iniciar-se na Concours, ela não apresentaria um grande desafio se conduzida com cuidado e leveza.

A transmissão e embreagem são diretas e de fácil leitura. Os freios ABS e combinados vão facilitar para o piloto no transito. O chassi equilibrado e o controle de tração facilitam a pilotagem em pisos ruins ou molhados.

Ainda assim, é preciso resistir e não acelerar até a faixa vermelha e altas velocidades, pois a Concours pode se tornar assustadora.

  

Pilotos experientes

A Concours não é um monstro, muito pelo contrário, ela é muito amigável, conveniente e acessível. Ela pode ser pilotada de maneira pacata, com acelerações suaves e silenciosas. Ou pode ser pilotado com ênfase demoníaca que fará com que pilotos experientes se surpreendam com o seu poder de aceleração.

Se você acelerar com vontade em primeira marcha sentirá a frente sair do chão suavemente e é neste momento que o controle de tração vai lhe ajudar. Ele vai “ler” que as rodas estão com diferenças em sua velocidade e vai diminuir a rotação do motor fazendo a roda voltar ao asfalto.

Uma das maiores virtudes da Concours 14 é a sua versatilidade. Se você retirar as bolsas laterais você terá em mãos algo próximo a uma superesportiva. Seu desempenho em curvas é ótimo para seu porte, sem oscilações e os pinos das pedaleiras tocam o asfalto facilmente.

  

O feedback do chassis é muito bom, dando ao piloto uma imagem clara do que está acontecendo. E o chassi tem uma precisão suficiente para permitir curvas precisas com controle total da motocicleta.

Na estrada é onde a Concours 14 cumpre sua função, a moto é confortável e espaçosa, com bastante espaço de bagagem e um conjunto completo de opções no computador para ajudar o piloto planejar a sua viagem. Há uma tomada no painel que pode ser usado para um GPS ou celular.

Esportiva e confortável. Eficiente em alta velocidade. O que você está esperando para ir comprar a sua?

Kawasaki Concours 14 … ou seria “hors concours”

Sobre Claudinei Cordiolli

Analista de Negócios formado pela Unibero, empresário no ramo de ERP´s para o setor Imobiliário. Participação em diversas provas de Enduro no final da década de 1990 e início dos anos 2000 mudou para a pilotagem esportiva onde continua pilotando (mas não competindo) até hoje. Apaixonado por Fotografia fez trabalhos para diversos sites e para o Jornal Diário de São Paulo. Hoje faz fotografia esportiva para a Taça São Paulo de Supermoto e trabalhos de freelancer. Atual colunista do site Motonauta para a seção de Avaliações e alguns editoriais sempre apresentando ao público sua opinião sem ter o "rabo preso" com nenhum fabricante ou marca.

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