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Lançamentos Triumph 2013 … primeiras impressões!

A Triumph está chegando ao Brasil para concorrer no cada vez mais disputado mercado de motos Premium. A meta é vender cerca de 200 motocicletas ainda em 2012 e para 2013 o volume de vendas previsto está na casa das 2000 unidades.

No inicio da operação serão comercializados três modelos importados e outros três modelos montados em Manaus.

Na apresentação realizada na Fazenda Capuava no interior de São Paulo tivemos um breve contato com os seis modelos que começaram a serem comercializados a partir de 08 de novembro.

Vamos conhecer brevemente cada um deles e suas primeiras impressões:

TRIUMPH BONNEVILLE T100

Uma motocicleta clássica, porém moderna. A Bonneville T100 oferece para o piloto um visual retro de muito bom gosto inspirado diretamente nas Bonneville dos anos 60.

Tudo isso aliado a componentes modernos como seu motor de 865 cc com cilindros paralelos, duplo comando de válvulas e injeção eletrônica, oferecendo um funcionamento sem falhas e uma aceleração linear. Destaque para os injetores de combustível que tem o formato de carburadores, oferecendo um visual totalmente retro a motocicleta.

No autódromo (mesmo fora do seu habitat) surpreendeu pela facilidade na mudança de direção, potência dos freios, posição de pilotagem natural e o conforto de seu banco de estilo clássico. Uma motocicleta que fará muito sucesso entre os entusiastas das clássicas ou mesmo quem procura uma boa motocicleta para o uso diário.

Leia mais sobre a Bonneville T100 clicando aqui

TRIUMPH THUNDERBIRD STORM

Como definida pela própria Triumph, a Thunderbird pertence ao chamado “power cruiser”.

Seu motor bicilindro paralelo de 1.699 cc gera 97 cv de potência e ótimos 156 Nm de torque a partir das 2.950 rpm.

No primeiro contato com a Thunderbird, ainda parado, a impressão é de que a pilotagem será pesada e nada empolgante, tendo em vista que suas pedaleiras avançadas (mas não em excesso) e próximas ao solo o que limitaria o ataque nas curvas rápidas do autódromo.

A grata surpresa já aparece na saída dos boxes, onde o grande torque e cavalaria alegram o piloto a cada aceleração. Nas curvas, como esperado, as pedaleiras riscam o asfalto curva após curva, mas a Thunderbird não se abala e segue firme e estável. A capacidade de inclinação é tal (para uma moto desta categoria) que é possível raspar com certa facilidade até o escapamento. Os freios equipados com ABS de série mostraram boa calibragem e param a motocicleta com segurança.

Leia mais sobre a Thunderbird Storm clicando aqui

 TRIUMPH ROCKET III ROADSTER

Uma usina de força sobre rodas, esta é a definição mais simples da Rocket III.

Equipada com o maior motor do mundo para uma motocicleta produzida em série, nada menos do que 2.294 cc divididos em três cilindros, produz 146 cv de potência e estonteantes 221 Nm a baixos 2.750 rpm. Vale lembrar que uma superesportiva de 1000 cc produz um torque próximo a 112 Nm.

As arrancadas fazem o sorriso brilhar mesmo sob o capacete, uma aceleração realmente violenta e única. Montado na motocicleta o piloto se sente pequeno e as pernas ficam afastadas por causa do grande e largo tanque de combustível. Ainda assim uma posição muito agradável pouco cansativa.

Fazer curvas com uma motocicleta deste tamanho realmente não é simples. A Rocket tende a sempre abrir a trajetória, o que é agravado quando aceleramos a motocicleta ainda inclinada. É uma forma de pilotagem totalmente nova, principalmente quando enfrentamos trechos sinuosos como no autódromo da Fazenda Capuava, sem dúvida quem comprar esta motocicleta vai requerer mais tempo de adaptação.

Leia mais sobre a Rocket III clicando aqui

TRIUMPH TIGER 800XC

 

Pronta para a aventura a Tiger 800XC foi concebida para enfrentar qualquer obstáculo. Seu baixo peso (215kg) e sua ciclística bem acertada proporcionam uma pilotagem segura e esportiva.

Seu motor tem uma curva de torque bem linear, o que facilita em muito a pilotagem no fora de estrada. No asfalto mostra uma boa aceleração e contorna as curvas de maneira bem esportiva e rápida.

Para os mais exigentes pode fazer falta a regulagem na suspensão dianteira, já a traseira conta com ajustes de pré-carga e compressão. No autódromo quando levada ao limite as suspensões da unidade avaliada estavam um pouco mais macias do que o desejado, mas devemos lembrar que este não é o seu habitat natural e as regulagens estavam em posição padrão.

Os freios tem uma ótima potencia e o ABS (que pode ser desligado no painel) não trepida excessivamente no manete e pedal.

Leia mais sobre a Tiger 800XC clicando aqui

TRIUMPH TIGER EXPLORER

A Tiger Explorer é a Adventure Touring da marca inglesa, uma motocicleta construída para dar a volta ao mundo.

Um dos destaques para os viajantes de grandes distâncias está no fato de as revisões serem realizadas a cada 16 mil km, o que em teoria possibilita uma viagem ida e volta do Ceará até o Ushuaia  na Argentina sem fazer revisão.

Conforto é garantido para se rodar o dia todo, tanto para o piloto quanto para a garupa. A posição de pilotagem é muito confortável mesmo para pilotos altos, e para os mais baixos, a Explorer dispõe de ajuste na altura do banco e ainda oferece como acessório banco mais alto ou mais baixo. Outros itens de conforto são o acelerador ride-by-wire (sem cabos e, portanto com acionamento leve), piloto automático, controle de tração e freios ABS de série.

Surpreendente a forma como a Explorer devorou as curvas do autódromo, sempre firme e sem torções, os freios se comportaram de maneira irrepreensível com ótima pegada . O motor de três cilindros com 1.215 cc gera 137 cv e 121 Nm de torque proporciona acelerações vigorosas e no final da bateria ficamos com o gostinho de quero mais.

Leia mais sobre a Tiger Explorer clicando aqui

TRIUMPH SPEED TRIPLE

O torque de uma bicilindrica com a suavidade e potência de um quatro cilindros. É isso que você pode esperar do motor tricilindrico de 1.050 cc e 133 cv da Speed Triple.

Em sua última remodelação feita em 2011 ficou 3 kg mais leve, ganhou um quadro mais estreito e teve a suspensão dianteira modificada, na prática ela ficou mais maneável e rápida. Seu visual é muito bonito e minimalesco, mas o conjunto de faróis simétricos projetados para frente não tem uma beleza unanime.

O posicionamento é esportivo e avançado, porém confortável para meus 1,84 metros. Bastou duas voltas na pista de Capuava para pilotar a Speed Triple como uma velha conhecida.

Como era de se esperar as curvas são contornadas com extrema facilidade e agilidade. O largo pneu traseiro Metzeler Racetec K3 Interact na medida 190/55R17 é um “chiclete” e mantém junto com o bom trabalho da suspensão a motocicleta sempre tracionada mesmo nas irregularidades da pista.

Leia mais sobre a Speed Triple clicando aqui

CONCLUSÃO

A Triumph chegou oficialmente no Brasil trazendo excelentes produtos para quem procura uma motocicleta diferenciada e de qualidade.

Uma linha diversificada para todos os públicos, sejam eles custom, touring , naked e no primeiro semestre de 2013 a superesportiva Daytona 675R.

A promessa é de abrir concessionárias nas principais cidades brasileiras, sempre prezando a qualidade no atendimento e oferecendo ainda produtos da grife Thiumph (acessórios para a motocicleta, moda casual e equipamentos de pilotagem).

Veja o vídeo comparativo e venha dar uma volta conosco

Sobre Claudinei Cordiolli

Analista de Negócios formado pela Unibero, empresário no ramo de ERP´s para o setor Imobiliário. Participação em diversas provas de Enduro no final da década de 1990 e início dos anos 2000 mudou para a pilotagem esportiva onde continua pilotando (mas não competindo) até hoje. Apaixonado por Fotografia fez trabalhos para diversos sites e para o Jornal Diário de São Paulo. Hoje faz fotografia esportiva para a Taça São Paulo de Supermoto e trabalhos de freelancer. Atual colunista do site Motonauta para a seção de Avaliações e alguns editoriais sempre apresentando ao público sua opinião sem ter o "rabo preso" com nenhum fabricante ou marca.

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