BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Noticia / Mais de 2,6 milhões de veículos passaram pela inspeção ambiental veicular

Mais de 2,6 milhões de veículos passaram pela inspeção ambiental veicular

Balanço aponta que 490.883 foram reprovados na 1ª inspeção. Desse total, 401.316 corrigiram os problemas e foram aprovados.

Até o final de novembro, 2.677.186 veículos fizeram a inspeção ambiental veicular, incluindo automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas e veículos leves a diesel.

Até 30 de novembro, do total de 18,4% de veículos não aprovados na primeira inspeção, apenas 3,4% dos veículos inspecionados ainda não haviam sido aprovados, comprovando a importância do programa de inspeção, que incentiva a manutenção preventiva e corretiva dos veículos, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera.

Durante esse período, foram inspecionados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazos

Ressaltamos que dezembro é o último mês para regularizar o veículo que ainda não fez a inspeção ambiental veicular 2012. Em janeiro, embora ainda seja permitido realizar a inspeção referente ao exercício de 2012, todos os veículos já estarão fora do prazo legal.

Para os veículos com placas de finais 1 a 9 o prazo legal já terminou, porém a inspeção poderá ser feita a qualquer tempo sem ônus para o proprietário do veículo a não ser os previstos em Lei (multa e bloqueio do licenciamento). Antes de levar o carro para a inspeção é necessário recolher a tarifa no valor de R$ 44,36 e em até 72 horas do pagamento o agendamento poderá ser realizado. Informações no www.controlar.com.br.

Veículos de placas final 0 (zero) têm até 31/12 para realizar a inspeção dentro do prazo legal. Neste caso, orientamos que não deixe para a última hora, pois se o carro for reprovado ou rejeitado não haverá tempo hábil para que o veículo passe por uma manutenção e volte para uma nova inspeção dentro do prazo legal.

Lembramos que os veículos que perderam o prazo já estão com o licenciamento bloqueado e sujeitos à multa (R$ 550,00), caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou flagrados pelos radares responsáveis em multar quem desrespeita o rodízio.

Licenciamento antecidpado

Importante lembrar que os veículos licenciados antecipadamente em 2012 também precisam fazer a inspeção, caso contrário o licenciamento de 2013 será bloqueado. Ressaltamos que o veículo, independente de estar licenciado, está sujeito a multa até que seja aprovado na inspeção.

Em caso de reprovação

Os proprietários de veículos que não forem aprovados na primeira inspeção terão 30 dias para fazer a manutenção em oficina mecânica de sua confiança e reagendar a vistoria sem que seja cobrada uma nova tarifa. A cada rejeição ou reprovação, o proprietário tem o direito a uma nova inspeção gratuita. Isso não isenta da multa caso o veículo esteja fora do prazo legal.

***

RP1 Comunicação

 

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

Harley-Davidson lança campanha global Discover More com foco na experiência do lifestyle da marca

Como parte da ação, a H-DB lança uma websérie com produção 100% nacional que incentiva ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *