BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Noticia / Marcelo Camargo: O Campeão das 500 Milhas Brasil de Motovelocidade

Marcelo Camargo: O Campeão das 500 Milhas Brasil de Motovelocidade

Considerado o único piloto das 500 Milhas de Interlagos a participar das últimas seis edições e apaixonado por motores e velocidade estará na prova de SuperSport 600 deste ano

Marcelo Camargo exige alguns dos troféus que ganhou na carreira Anunciattho/500 Milhas Brasil

Em ano de Copa do Mundo há quem só fale de futebol. Mas há quem esteja com a atenção voltada para o Autódromo de Interlagos, onde acontecerá as 500 Milhas Brasil de Motovelocidade – a mais tradicional prova de resistência (endurance) do País. Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o ronco seco dos motores e a velocidade ganham espaço no mundo esportivo.

O piloto de testes Marcelo Camargo entende de paixão por motos e tem um currículo invejável, para muitos competidores. Considerado o único piloto das 500 Milhas de Interlagos a participar das últimas seis edições (1991, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), ele mantém-se presente na próxima edição, pela categoria SuperSport 600. É bom lembrar que essa prova ‘hibernou’ por 16 anos, amargados pela falta de patrocínios. Só retomou as forças após ser oficializada como um evento em comemoração ao aniversário de São Paulo.

Uma carreira em cima de uma motocicleta

Marcelo é paulistano e está prestes a completar 50 anos, dos quais, 36 mantêm-se nas pistas. Ao conversar sobre sua carreira fala timidamente que conquistou alguns ‘poucos títulos’, que no final traduzem-se a de Campeão Paulista de 1993 e Campeão das 500 Milhas de 2010 na Categoria SuperSport 600. Segundo ele, o que o move não é o pódio, dinheiro ou fama, mas “a paixão pela motovelocidade. Esse é o motivo, até porque, quase todas as equipes se autofinanciam e não há vaidade nisso. Há muita parceria e amigos”, garante.

“Em 1991, tive a minha primeira participação nas 500 Milhas de Interlagos onde existiam somente duas categorias: Força Livre e a 350cc. Levamos o 6º lugar em 350cc e o 15º, na geral. Naquele período, o mercado brasileiro iniciava uma etapa da abertura comercial de seus portos e não existiam motos importadas. Eu investi o que tinha de dinheiro para manter uma equipe própria. E a moto eu preparava sozinho, relembra.

Marcelo Camargo: equipes no pódio do Autódromo de Interlagos, na década de 1990

A profissão de piloto de testes sempre ocupou muito tempo da vida de Marcelo, que ficou afastado das competições, em Interlagos, para se dedicar ao trabalho na fábrica da Honda, como instrutor de pilotagem defensiva. O objetivo era educar e orientar pilotos para o uso correto de motocicletas nas ruas e pistas. Um cuidado essencial para quem está sobre uma moto.

Disposto a voltar às pistas, em 2009 participa de sua segunda prova de endurance nas 500 Milhas de Interlagos. Foi lá que se juntou ao também piloto Vail Paschoalin e ao Cigano, (o Milton Nicola Adib). Respectivamente, pai do Rafael Paschoalin, avô do Enzo Paschoalin e pai do Ciganinho, o Milton Junior – ambos, pilotos da atualidade. Com uma CB 500 conseguiram o 3º lugar na categoria Força Livre e 15º, na Geral.

Em 2010, a equipe mudou e ganhou o nome de Regal Reptor, montada pelos pilotos Murilo Colatrelli, Leandro Pereira, Eduardo Zanandreia e o próprio Marcelo. Chegaram em 4º lugar na Geral, competindo nas 600cc com uma Traionfi 675, e foram campeões na categoria. Detalhe: nesta prova ganharam por um segundo de diferença, à frente do jornalista Pablo Berardi, que competia em trio com Leandro Panades e Marthin Decker.

“No ano seguinte fui parar na Kasinki e resolvi competir com uma Comet GTR650 totalmente original”, comenta. Na verdade, só o escapamento montado, para manter aquele barulho que os fãs de motovelocidade gostam de escutar nas pistas. A equipe era formada por mecânicos da fabrica. “Desta vez, o time era composto por um piloto que era engenheiro profissional da marca Kasinski, o Marcelo, o jornalista Eduardo Zampieri (Minhoca), e o Miguel Garcia Filho. Chegamos em 10º lugar na geral e 5º nas 600cc”, recorda.

Com uma Kawasaki ER6E, juntou-se a uma turma de amigos, apaixonados por motovelocidade, e financiaram sozinhos a equipe, em 2012. No grupo estavam: Vail Paschoalin, Edson Viana e o próprio Marcelo. “Esta prova foi pesada. Muita chuva e  tombos na pista não nos ajudaram a chegar ao fim da prova com resultados significativo e ficamos em 17º na geral e em 7º na categoria 600cc”, lamenta o piloto.

Na prova do ano passado, Marcelo recebeu convite para correr com ex-aluno Claudio Mira, na categoria 600cc, e novamente sob um Kasinki Comet GTR650 – testada em 2011. Com duas quedas na pista, não conseguiram recuperar a moto para voltar à prova. “Esta prova de endurance não é um evento em que o piloto faz a diferença. A equipe que está por trás é que faz o diferencial nos resultados. O envolvimento emocional conta muito”, relata.

Profissionalização e patrocínios

Na 17ª edição das 500 Milhas do Brasil, que reunirá os melhores pilotos brasileiros e equipes da atualidade, a profissionalização do evento, a transparência da organização e retornos midiáticos são fatores que geram credibilidade no meio esportivo. Segundo Marcelo Camargo, “resgatar a imagem dessa prova, perante o ecossistema de motocicletas no Brasil, é um desafio muito saudável. Esperamos para o próximo ano que as empresas patrocinadoras se multipliquem e as equipes participantes também,” finaliza o piloto de testes, que estará em Interlagos com sua equipe SQUADRA Racing and Road Test com parceria com a TUBA Motos demosntrando sua paixão pela motovelocidade.

***

Anunciattho Comunicação / Thiago Ermano

Marcelo Camargo: O Campeão das 500 Milhas Brasil de Motovelocidade

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

But why does it seem that prenuptial agreements are growing quietly?

The Disbursement Agreement shall govern the manner, timing, and conditions of the disbursement of Grant ...

13 comentários

  1. Elen Machado

    Parabéns Grande Mestre!!!
    Foi uma honra tê-lo na nossa equipe Mira Racing nas 500 Milhas 2013!!!
    =)

  2. Parabéns!!!
    Vc é Fantástico!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *