BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Com a palavra / Motociclismo e a Web 2.0 (parte 1)

Motociclismo e a Web 2.0 (parte 1)

Eu sempre digo quando tenho a oportunidade: tecnologia da informação, ou simplesmente TI, é uma disciplina de apoio, seja nas empresas, seja nos nossos “hobbies”. Neste último caso, a idéia não é ser o “protagonista”, mas sim, melhorar a experiência.

Explicando melhor e já trazendo para o lado do motociclismo, a idéia de se usar a Internet e os benefícios da Web 2.0 (colaboração principalmente), aliada a um hobby ou entretenimento, ou estilo de vida, é amplificar a experiência desta atividade.

E no caso o foco deste texto é amplificar a experiência de pilotar motos que muitas vezes pode ser um hobby, uma paixão e até mesmo um estilo de vida.

Hoje em dia, temos muitas formas de valorizar a experiência de andar de moto usando a tecnologia, principalmente para divulgar o grupo, marcar e agendar passeios, compartilhar fotos e principalmente interagir com outros motociclistas. Temos uma vasta gama de ferramentas, e isso muitas vezes confunde o motonauta. Qual é a melhor para usar?

Primeiro, vamos relacionar as principais tecnologias disponíveis:

  • Sites

Geralmente são institucionais e de “mão única”. O mantenedor do site posta atualizações, fotos, textos e o visitante não interage de forma efetiva. Muitas vezes há links para envio de e-mails (Fale com A Gente), e só. Normalmente estes sites possuem links para outras ferramentas de interação. Os Star Riders, especializados na linha Star da Yamaha tem um site deste tipo: http://starridersbrazil.com

  • Blogs

Ferramenta onde um mantenedor ou um grupo de mantenedores tem um interesse comum e postam mensagens que podem ser discutidas pelos visitantes e assinantes.

  • Foruns

São ferramentas que permitem que todos criem novos tópicos e postem comentários nestes tópicos, um exemplo clássico é o site dos Star Riders Brazil: http://starridersbrazil.com/forum

  • Grupos de Interesse

Geralmente são grupos organizados em listas de distribuição com um interesse comum. Todos os assinantes podem receber uma mensagem com um resumo periódico da movimentação da lista. Um exemplo clássico é o grupo dos Dragueiros que possui muitos assinantes. http://br.groups.yahoo.com/group/DragStar650/

  • Redes Sociais

Redes sociais como o Orkut e Facebook também servem como pontos de encontro de várias comunidades. Um ótimo exemplo é a comunidade do conhecido Moto Dupla: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=34277235 que há tempos mantem sua comunidade no Orkut.

  • Lista de e-mails

Esta é a menos indicada, pois não há controles, o assinante não tem como sair totalmente de uma lista destas sem que todos saibam, e outros problemas que trataremos outra hora.

Roberto Severo é o responsável pelo design, criação e manutenção do site  “MOTONAUTA” e webmaster do Star Riders Brazil; possui atualmente uma HD Road King 2004 na qual adora cruzar as estradas deste Brasil. Atende pelo e-mail roberto@rsevero.com e escreve o seu blog blog.rsevero.com.

Sobre Roberto Severo

Além disso, verifique

52% dos brasileiros consideram o transporte público ruim ou péssimo

De acordo com o estudo realizado pela Expertise, 56% das pessoas gastam mais de uma ...

11 comentários

  1. Pessoal, agradeço todos os comentários e digo que é *muito* bom ter bons companheiros de motociclismo como vocês, isso só reafirma a vontade de continuar contribuindo e dividindo a estrada com todos.

    Abrax,

    Severo

    P.S.: a parte 2 desta matéria já está em curso…

  2. Olá Severo.

    Motocamos juntos até “Dragueiropolis”(foi uma bôa tocada) rsrsrsr valeu…
    Parabenizo pelo artigo, ora publicado, e vejo que somos uma grande “corrente” em formação…que parece não ter fim,
    Eu não sabia nada de Intert.Orkut etc… com isso tive que me “atualizar” para poder estar na Midia e com isso agendar passeios , encontros,informações de manutenção.pesquisa de preços etc..
    Sem a Web ficaria muito mais dificil o relacionamento com os amigos..
    Um forte abraço
    Artemio

  3. Jaime Meirelles

    Grande Severo,

    é isso aí cara! mandando ver, com informações e tudo o mais que venha facilitar o nosso dia a dia e nosso hobby ou estilo de vida, não é?
    Parabéns!
    Jaime
    ISRA GOIANIA/GO

  4. Alessandro Tadeu

    A largada está dada,não importa quem chega primeiro,o que vale é que chegamos todos juntos…Parabéns!
    Valeu Severo.
    Abraços
    Alessandro Tadeu
    ISRA GOIANO

  5. Eduardo Komatsu

    Severo,

    Parabenizo pelo artigo e em como descreveu a nossa irmandade motociclística, deixando claro que os nossos “hobbies” nos levam a locais distantes e com a participação de amigos que fizemos através deles. Hoje é fato que muitos motociclistas procuram um dos meios que voce mencionou para encontrar um “grupo de amigos”, que depois de algum tempo, nos torna “dependentes” desta união… a amizade das estradas é algo Inexplicável !!!
    Venham motocar com a gente, só posso dizer isso…”Se eu explicar, voces não vão entender” !!!

    Abraços

    Eduardo Komatsu
    MOTO DUPLA

  6. buenas…comanchero severo, ficou muito bom o artigo.podes dar continuidade ao projeto..heheh
    salud, pe49

  7. Muito baun! informações claras e absolutamente necessárias nos dias de hoje. Continue Severo! nós precisamos de pessoas como vc que se preocupa em repassar as experiências e os conhecimento de vida, principalmente com nós, motociclistas……bração!

  8. Marco Aurélio

    Severo, parabéns pela objetividade, isso sim é “informação na medida certa”.

  9. OOOOOOOOOOOOOO Sr. Severo, grande webmaster da nossa constelação ISRA aqui em terras tupiniquins hehhehe grande abrax irmão, excelente texto!

  10. Muito bem colocado Severo…parabéns, totalmente pertinente ao nosso modo de ser e viver!!
    abçs

  11. walter A. Santos

    Ola Severo. muito legal esse seu novo projeto.
    É isso ai com o tempo voce poderá passsar todas as experiencias adquiridas a todos.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *