BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Editorial / MOTONAUTA … um ano se passou, e não é Mentira

MOTONAUTA … um ano se passou, e não é Mentira

Uma das explicações para o surgimento do Dia da Mentira, o 1º. de abril, surgiu na França. No início do século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, data essa que coincidia com o início da primavera no hemisfério norte.

A festa durava uma semana e terminava em primeiro de abril. Após a adoção do calendário gregoriano, em 1564, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado em 1º. de janeiro.

Muitos franceses tornaram-se resistentes às mudanças e continuaram a festejar a data em 1º. de abril seguindo o calendário antigo. Os demais, agindo com pilhéria,  passaram a ridicularizá-los, enviar presentes esquisitos e a enviar convites para festas que não existiam.

Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Nos países de língua inglesa, essa data é conhecida como April Fool´s Day (Dia dos Tolos de Abril).

Por aqui, em terras brasilis, o primeiro de abril começou em Minas Gerais com a circulação de um jornal denominado A Mentira, lançado em 1º. de abril de 1848, informando a morte de Dom Pedro I e desmentido no dia seguinte. A Mentira deixou de circular em 14 de setembro de 1849, convocando os credores a um acerto de contas em primeiro de abril do ano seguinte em um local inexistente.

O lançamento do Motonauta, em 1º. de abril de 2010, demonstra por si só duas quebras de paradigmas: a primeira, é que não se trata de alguma mentira nem de alguma brincadeira. A segunda quebra representa a concretização de um sonho, de que é possível se fazer jornalismo com qualidade, isenção, clareza nas informações  e, acima de tudo, dedicação integral de todo o corpo editorial e de seus colaboradores.

O prazer em se verificar o resultado de um trabalho, árduo, é certo, mas não penoso, é extremamente gratificante. Conseguir mensurar, junto a nossos leitores, as informações prestadas, as avaliações das motocicletas fornecidas pelos fabricantes, os releases gentilmente cedidos pelas assessorias de imprensa, as opiniões dos amigos em algum evento, em algum café, ou ,simplesmente nos divertindo em alguma estrada, o dia a dia torna-se muito prazeroso.

O Motonauta não é uma mentira, mas a realidade. Não é, também, uma brincadeira, mas o fruto do trabalho incessante e intenso de pessoas dispostas a se doar diariamente, de colocar seus cérebros e seu conhecimento à disposição para a divulgação do conhecimento, finalidade única para o desenvolvimento do ser humano.

Nada se começa com zero. Tudo se inicia com 1.

Motonauta, Ano II, neste 1º de abril de 2011.

 

Sobre Hilwaldo França

Além disso, verifique

Postura e Movimentos que tornam seu pilotar melhor

Dia 20 de maio deste ano, me vi em uma situação inimaginável dentro de meu ...

18 comentários

  1. * Equipe MOTONAUTA

    Obrigado pelas palavras … mas não se esqueça que você faz parte disso tudo !

    Feliz 2012

  2. Claudio Musumeci

    Parabéns João Tadeu e a todos que se dedicam a um informativo tão útil democrático e interessante.Vida LONGA!!!!!!!!
    Claudio Musumeci

  3. * Equipe MOTONAUTA

    Ola Fabio

    São manifestações assim que nos dão certeza que estamos no caminho certo!

    Muito obrigado mesmo …

  4. Fábio Muniz Pinto

    Já se vão dois mêses, mas acho que nunca é tarde prá dizer,Parabens Motonauta e toda sua equipe por esse trabalho bonito e sério ao mesmo, afinal não é apenas mais um portal de Motociclismo, é “o Motonauta”..

  5. * Equipe MOTONAUTA

    Mais uma vez, agradecemos sobremaneira as mensagens recebidas !

    Um forte abraço a todos, e VIDA LONGA !

  6. Também aproveito para dar os parabéns a equipe Motonauta, pelo excelente trabalho, pela qualidade dos artigos e, principalmente, por sempre manifestarem a preocupação com segurança e boa convivência no trânsito. Precisamos de mais portais como o Motonauta, a internet agradece!

    Parabéns!

  7. Caro amigo JT Boccoli, mesmo com esta nossa amizade “platônica”, coisas do mundo virtual, a gente sabe conhecer a outra ponta da interlocução. E como já lhe falei, és referência pra mim e outros desde dos bons tempos que teves com o Harada. E certamente existem outros antes, mas eu devia estar em outra dimensão. Então, meio que teorizando a relatividade, o tempo pra cada pessoa adota uma dimensão, pra uns o seu tempo não dá pra fazer quase nada, pra outros, e neste mesmo tempo, elas realizam coisas maravilhosas. Pois é, pela dimensão do seu projeto, se passaram vários anos em um. Parabéns a sua equipe e um forte abraço pra todos.

  8. JT, você já me deve umas 3 pizzas, e nem assim me chamou pra essa aí. Vou me lebrar disso viu?
    Em tempo, Feliz aniversário, Motonauta!

  9. Lucas França

    Parabéns a equipe motonauta pelo primeiro ano no ar, levando cultura e diversão para todos os leitores de plantão!!!!! PARABÉNS E VIDA LONGA……….

  10. bexiga embaixador radio amm

    parabens pelo belo trabalho dedicado ao meio moticiclistico, deus abenço sempre a todos pelo seus esforços para nos deixar informados da atualidade,muitas felicidades

  11. Deixo de coração os Parabéns pelo sucesso que vêem tendo como também agradecer a qualidade e excelência das matérias, sucesso!

    E bem comentado pelo Roberto Severo: Vida longa ao Motonauta! Longevidade ao motociclismo!

    Um grande abraço a Equipe do Motonauta! E muitos KM’s de Alegria.

  12. * Equipe MOTONAUTA

    Caro Roberto

    Naquele momento, e de modo incondicional, voce nos apareceu quase que como uma solução enviada pelos deuses motociclistas … e depois desse primeiro ano podemos afirmar isso.

    Obrigado meu bom amigo, sem voce talvez nem tivessemos dado continuidade ao projeto !

    Seu nome pode ser Roberto, mas como o Hilwaldo e o Claudinei, o sobrenome é Motonauta !

  13. Lembro-me como se fosse hoje quando colocamos no ar o site em tempo recorde há 1 ano atrás, e a odisséia para chegarmos a estabilidade do Motonauta. mas olhando para trás vejo o quanto valeu a pena, quantos amigos, novos desafios e projetos foram possibilitados!

    Vida longa ao Motonauta! Longevidade ao motociclismo!

  14. * Equipe MOTONAUTA

    Ola caros leitores amigos

    Gostaríamos de registrar aqui o nosso agradecimento pela manifestação por e-mail e telefone que recebemos durante o dia, por conta de nosso aniversário !

    Cada palavra dita só serve para mostrar que estamos no caminho certo e após esse ano não devemos diminuir o nosso comprometimento junto ao motociclismo …

    Muito obrigado

  15. Pois é meu amigo, o tempo passa… e cada vez mais rápido.

    Meus parabéns pela data e muito mais sucesso na empreitada.
    Com trabalho sério, disposição e qualidade, o reconhecimento maior com certeza virá. Sorte é para os fracos.

    Forte abraço!

    Ronaldo ARRIGHI.
    http://twitter.com/RonaldoARRIGHI

  16. Carlos França

    Parabéns e boa sorte.

  17. Parabéns pelo primeiro aniversário. Neste um ano praticamente acesso todos os dias o site por ter uma linguagem diferente dos demais sites sobre motociclismo.

  18. João Tadeu, grande JT, maifréndi: Este primeiro ano do Motonauta vale por 3, principalmente pela qualidade e quantidade de conteúdo colocado à disposição dos motociclistas. Parabéns pelo trabalho incansável, pela postura ética e… vá em frente, é isso aí!
    baitabraço, Renzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>