BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Com a palavra / Novas faixas exclusivas de ônibus contribuem para o aumento do trânsito em São Paulo

Novas faixas exclusivas de ônibus contribuem para o aumento do trânsito em São Paulo

Nesta segunda-feira (2), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou novas faixas exclusivas para ônibus em 12 vias na capital de São Paulo. Essa ação faz parte do projeto “Operação Dá Licença para o Ônibus” que visa dar maior agilidade aos coletivos públicos.

Segundo Luiz Vicente Figueira, professor e especialista em trânsito, inaugurar novas faixas exclusivas de ônibus a priori, é uma contribuição à utilização do transporte público, especialmente com o deslocamento mais veloz, de forma segura e redução de tempo de condução. Porém, antes da implantação das faixas de ônibus, se faz necessário entender que o munícipe que utiliza diariamente o transporte privado, diga-se o automóvel, perceba uma melhoria na qualidade das condições do transporte público e uma integração entre o ônibus, metrô e trem de modo que naturalmente esta população se sinta desestimulada em utilizar o carro como foco do transporte na cidade.

“A implantação de faixas exclusivas como uma ação isolada, aumenta o trânsito, gera maior aborrecimento aos paulistanos e no ponto de vista ambiental, aumenta a poluição do ar de São Paulo, que consequentemente causa maior número de internações e mortes prematuras”, afirma Luiz Vicente.

Ainda de acordo o professor, “essa adição deve ser parte de uma ação de conscientização do paulistano em escolher o transporte público não só pela agilidade, mas, pelo conforto, confiabilidade na frequência e horários determinados, informações das linhas e itinerário nos pontos de parada de modo que os automóveis se tornem cada vez mais dispensáveis e  sejam perceptíveis as vantagens de utilizar o transporte público”.

* Pelo professor de engenharia mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sr. Luiz Vicente Figueira

***

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação / Jéssica Almassi

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

52% dos brasileiros consideram o transporte público ruim ou péssimo

De acordo com o estudo realizado pela Expertise, 56% das pessoas gastam mais de uma ...

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *