BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Com a palavra / Porque a Ténéré 660 não vem?

Porque a Ténéré 660 não vem?

Essa pergunta vem maltratando o imaginário de muitos motociclistas no Brasil.

Essa questão foi levantada na visita a fábrica no ultimo dia 02/02, ocasião onde já tinham nos apresentado a Super Ténéré 1200.

A resposta foi dada pelo Sr. Mario Rocha, diretor comercial, que alem de bem explicativa, mostrou a preocupação da Yamaha com o consumidor brasileiro.

Derivada ou não, são produtos distintos e a questão não reside na consagrada motorização conhecida de todos nos por conta da XT 660R.

O ponto se resume a uma pequena parte plástica que está fazendo toda a diferença… a caixa de ar.

Na mesma centralina da 660R, componente eletrônico que comanda a injeção eletrônica, se a engenharia privilegiar a velocidade, não alcançará os índices ditados pelo PROMOT. Na mesma linha, se for privilegiados os índices do PROMOT, a nova Ténéré 660 não desenvolve.

Exposto isso, o Sr. Mario Rocha informou que optaram em devolver o projeto até se conseguir estabelecer uma otimização nesse desempenho, evitando, alem da insatisfação do cliente, um futuro e provável recall.

E assim tivemos a resposta de forma curta, porem objetiva!

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

52% dos brasileiros consideram o transporte público ruim ou péssimo

De acordo com o estudo realizado pela Expertise, 56% das pessoas gastam mais de uma ...

78 comentários

  1. DANIELA MESQUITA

    BOA TARDE!!!
    TRABALHO COM PESQUISA PRECISO DE PROPRIETARIO DA MOTO TENERE 660 PARA PARTICIPAR DE UM COMERCIAL ELE RECEBERA UMA AJUDA DE CUSTO .

    GRATA DEIXE SEU CONTATO NO EMAIL .

  2. marcos pereira

    ja tive muitas 600, como ja tive varias DR800, bmw f 800 gs um sonho, mas, demorando ou não, as popós, como chamamos a tenere, realmente é pra quem tem paixão. tenho uma xtz 750 94 e estou vendendo pra pegar a nova tenere. amigos lenda é lenda, custe oque custar, passe o tempo que passar, quem “gosta gosta” e ponto. HA, quem tiver interesse na 750 super é só me procurar.

  3. ATENCAO GALERA, COMPREI A NOVA TENERE 660 ESSA SEMANA QUE PASSOU..JA RODEI NA TERRA E NA ESTRADA,ALEM DA CIDADE E CLARO…VOU SER BEM OBJETIVO: A MOTO E SIMPLESMENTE FANTASTICA! OTIMA NA TERRA E DELICIOSA NO ASFALTO..O BANCO E UM POUCO DURO E A DISTANCIA DO CHAO E ENORME MESMO COM MEUS 1,95m.. VALEU SIM A PENA ESPERAR E DIGO MAIS VALEU CADA CENTAVO DOS 31MIL QUE TIVE QUE DESENBOLSAR..ALEM DE LINDA ELA E UMA LEGITIMA ENDUREIRA…MINHA MOTO ANTERIOR ERA UMA BMW GS 1150 ADVENTURE..OU SEJA PRA ME DEIXAR SATISFEITO NAO E UMA TAREFA FACIL…MAS A TENERE CONSEGUIU COMPRIR COM MUITA VANTAGEM EM CIMA DAS CONCORRENTES.

  4. MAIS UMA VEZ A DONA YAMAHA PISOU NA BOLA…ONDE ESTÃO AS 660Z’s? NÃO VI NENHUMA NAS RUAS OU TÃO POUCO NAS LOJAS,E O PIOR,NEM OS VENDEDORES SABEM DE NADA.
    E MAIS UMA VEZ VAMOS FICAR COM CARA DE NADA !

  5. Concordo com o Ricardo aqui abaixo,coitado de quem nao esperou e comprou o lixo da dafra com a roupa da velha bmw650,a horrivel transalp a geladeira da v strom e outras porcarias, perderao mto dinheiro se quiserem vender, é melhor casar com essas motinhas,kkkk,apressado come cru, agora qdo pararem no sinal e olharem pro lado e verem a TENERE 660 ,babem ….e vejam o mole que deram…

  6. A TÉNÉRÉ VOLTOOOOOOOOOOOOOOOOOU,A TÉNÉRÉ VOLTOOOOOOOOOOOOU OOOOOOOOO,A TÉNÉRÉ VOLTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU,A TÉNÉRÉ VOLTOOOU OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU….
    A LENDA VOLTOU CARAMBA….VALEU ESPERAR, FUI E FUI DE TÉNÉRÉ,POIS AFINAL,ELA VOLTOOOOOOOOOOOOOOOOOU !

    KKK !

  7. ATÉ QUE ENFIM ELA CHEGOU,A YAMAHA XT660Z TÉNÉRÉ.DEMOROU!
    PORÉM A YAMAHA NÃO NOS DEU OPÇÃO; APENAS UMA COR DENTRE AS CINCO EXISTENTES NA EUROPA E SEM O ABS.QUE POBREZA DE ESPIRITO,POR UM PREÇO SALGADO E INJUSTO SUGERIDO EM R$30.500,00. UM ABSURDO QUE NO MEU PONTO DE VISTA NÃO VALE A PENA PAGAR.EU ESPEREI TANTO PRA TER UMA PRETA.
    SINTO MUITO,MAS TRINTA PAUS É MUITO POR TÃO POUCO,PAGAR PELO NOME PRA MIM NÃO VALE.
    MAS VAMOS A MOTO: REALMENTE MUITO BONITA,GRANDE,ALTA,RO-
    BUSTA,UMA BELA MÁQUINA.AGORA FALTA AGUARDAR PELAS REVISTAS ESPECIALIZADAS REALIZAREM OS DEVIDOS TESTE.OUVIR O RONCO DO MOTOR SAINDO PELA PONTEIRA DUPLA.
    REALMENTE MINHA PAIXÃO A PRIMEIRA VISTA EM SEU LANÇAMENTO EM 2008 NA EUROPA SE CONFIRMOU NO DIA 04 DE OUTUBRO NA ABERTURA DAS CATRACAS DO SALÃO 2 RODAS 2011.MAS COMO JÁ SALIENTEI,O PREÇO QUE A YAMAHA PEDE É FORA DA REALIDADE.

    BOA SORTE AOS SORTUDOS QUE PAGAREM MAIS DE TRINTA PAUS !

    ABRAXXX

  8. PRA QUEM TEVE PRESSA E NÃO ESPEROU A TENERÉ MAIS PODEROSA AINDA… SENTA E CHORA E COMEÇA A VENDER SUAS MOTINHAS ,,,A FERA VOLTOU E JÁ VOU TROCAR A MINHA TENERE ANTIGA POR ESSA OKM E DURAR MAIS 20 ANOS DE BOA MOTO,FUI….

  9. ANTES NUNCA, DO QUE TARDE!! é isso mesmo! essa é a resposta para a YAMAHA, esperei pela TENERE 660 desde de 2009, agora que a BMW nacionalizou a GS 800 e reestilizou a GS 650 ela lança!!! quando vc se acostuma com ÓTIMO o BOM já não presta mais!!!
    Srs da YAMAHA a falta de visão de mercado somado a inércia dos setores técnicos responsáveis, foram responsáveis pelo prejuízo incalculável para esta montadora, ela vander muito? vai sim, com certeza! mas não, como venderia se fosse lançada a dois anos atraz!! aproximadamente 30 a 40% de quem iria comprar esta moto, ou já compraram uma outra ou não vão mais compra-la!!
    O TOLO aprende com os próprios erros, o SÁBIO aprende com os erros dos outros.

    Um abraço a todos! e vamos acelerar!!

  10. Davi Assumpção

    Muito…. muito na espera pela 660 aqui no Brasil……

  11. Aí pessoal, está confirmado a lenda voltou. Apresentação no Salão Duas Rodas.

    Demorou, mas chegou!!!

  12. VERSYS 650,BMW G650GS,TRANSALP 700,V-STROAM…
    NÃO,EU QUERO MESMO É UMA YAMAHA TÉNÉRÉ XT660Z A LENDARIA DO DESERTO.
    ATÉ O SALÃO DUAS RODAS PESSOAL.
    QUAL DAS 4 CITADAS ACIMA SERA A MELHOR OPÇÃO,VOCÊS PODEM ME AJUDAR?

  13. Boa-tarde pessoal!
    Assim como vcs, estou esperando a xt660z. Visitei uma concessionária da BMW e ví a nova GS650S,fiquei inpressionado, mas acho que faltaram as rodas raiadas e o pára-barro traseiro (que é marca registrada das BMW DUAL). O vendedor me informou que esses ítens podem ser adquiridos separadamente. Mas como a minha origem é off-road, quero esperar a lendária Te660. Meu deadline está quase sendo atingido e minha paciência está se esgotando com a Yamaha. Abraços

  14. Anderson Alves

    Espero a tenere 660 z tem 2 anos,o último prazo è o salão 2 rodas em SP.
    Se não, vou voar + alto, Bmw f 800 gs.

  15. Quem nunca viu a propaganda da Honda que diz: “de cada 100 motos vendidas no Brasil, 77 são honda”.
    Não é a toa, verifiquei as motos yamaha vendidas pelo mundo e notei a quantidade de modelos interessantes que não chegam ao mercado brasileiro.
    Motos como a Tenere 660, BWS 125i(scooter irada que eu gostaria de comprar), dentre outros modelos. Motos com o perfil do país, que encaram tanto a terra quanto a cidade, mas a sonolenta yamaha do brasil não traz os modelos mais modernos.
    Enquanto isso, os yamaheiros vão migrando para outras marcas.

  16. NA VERDADE NEM A HONDA SABE DIVULGAR QUANDO VÃO PRODUZIR OU TRAZER UMA MOTO NOVA,E O EXEMPLO FOI QUANDO PAROU A FABRICAÇÃO DA FALCON.JÁ SE COMENTAVA A POSSÍVEL CHEGADA DA TRANSALP DESDE DE 2007.E MUITO OUTROS EXEMPLOS.A FALTA DE RESPEITO SE JUSTIFICA PELO TAL SEGREDO DE MERCADO,AFINAL A CONCORRENCIA NÃO PODE SABER DOS TAIS “SEGREDOS” GUARDADOS A SETE CHAVES PARA NÃO COPIAR OU TENTAR OFUSCAR O LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO.
    PRA MIM É UMA IDIOTICE ESSA POSTURA ADOTADA,AFINAL A ESPIONAGEM INDUSTRIAL ROLA SOLTA NOS BASTIDORES,SEMPRE HOUVE E NÃO CREIO QUE UM DIA VAI PARAR DE EXISTIR.
    POLITICA LIVRE ISSO SIM,NÃO TEM QUE ESCONDER,SABEMOS DISTINGUIR UMA MOTOCICLETA DE UMA MOTOCICRETA.
    MAS. . .

    VALEU !

  17. Até agora não tenho certeza de informações verídicas sobre a XTZ 660… creio que ela venha para o Brasil, como a 1200… espero que ajeitem essa caixa de ar até ano que vem, caso contrário perderam mais um fiel cliente…

    Eu pensava que era besteira esses hondeiros fanáticos (galera das 150-250cc que se acham motociclistas), … mas agora percebo que a Honda tem mercado no Brasil porque a pobre Yamaha não se “mexe”…

    O correto seria a Yamaha deixar logo de investir no Brasil… e com o preço dessas peças de reposição elevado creio que a decadência é o futuro da Yamaha.

    Uma pena toda essa história da ténéré..
    e nós aqui nesse país de impostos onde alguns se “matam” de trabalhar enquanto outras regiões são beneficiadas com o dinheiro dos impostos dos mesmos.

    Brasil… um país de tolos…

  18. Estava em um mato sem cachorro , pretendia comprar uma moto para uso urbano e algumas viagens on/off road , minha preferencia era pela Teneré , aro 21 na frente e tal , mas cade ela ??? A Versys eu acho muito urbana , a Transalp (Falcon bombada) não me agradou , a antiga BMW G650 muito feinha , não tinha alternativas … mas agora a historia mudou , a nova BMW ficou linda , preço bom e vem completinha ; vou aguardar até o salão e esperar a Yamaha me surpreender com uma Teneré com otimo acabamento , preço e acessorios muito bons , caso contrario vou andar de BMW ! ficaadicayamaha

  19. É PESSOAL,REALMENTE A NOVA G 650GS ESTA MUITO ATRAENTE,AINDA MAIS PELO PREÇO (R$29.800,OO),ABS (ON/OFF),MANOPLA AQUECIDA,RODAS EM LIGA LEVE(SHOW DE BOLA)
    50 CV (APENAS DOIS A MAIS),MONOCILINDRICO (IGUAL).É DE SE PENSAR MUITO,TROCAR UMA PAIXÃO PELA RAZÃO.TEM MOTOS MELHORES QUE A 660Z,PORÉM NENHUMA DELAS É LEDARIA COMO A TÉNÉRÉ.TUDO DEPENDE DA YAMAHA COM O PREÇO QUE IRÁ PRATICAR.

    “ME AJUDA AI PÔ”.
    KKK !
    ABRAXXX.

  20. Bom dia a todos!

    Levei minha mulher para conhecer a nova BMW G 650GS. Conversa vai, conversa vem, ela me perguntou porque é que eu não comprava. Aí expliquei que estava esperando a Ténéré 660 (já tive XT 660R) e fomos a uma concessionária Yamaha. Lá, ouvi o esperado: que a Ténéré 660 seria lançada no Salão das Duas Rodas e que estaria disponível em novembro ou dezembro…

    Comentário da minha esposa ao saber que a Ténéré 660 está em testes no Brasil desde 2.009 e que já deveria ter sido lançada: QUE DESRESPEITO DA FÁBRICA COM O CONSUMIDOR!!!

    Resultado: segunda-feira irei à BMW para negociar!

    Parabéns Yamaha Brasil: perdeu mais um cliente (que era fiel à marca…).

    Bom final de semana à todos!

  21. QUE VENHA OUTUBRO E COM ELE O SALÃO DUAS RODAS PRA SEBER SE A TÉNÉRÉ XT660Z VEM OU NÃO VEM…EU SÓ SEI DE UMA COISA.
    EU QUERO UMA TÉNÉRÉ XT660Z !
    KKK!
    OU VOU ANDAR DE KAWASAKI VERYS 650.
    “ME AJUDA AI YAMAHA”.
    KKK!

  22. Somos dois, Marcos!

  23. E’ , a nova BMW G650 ta me fazendo pensar duas vezes em comprar a Tenere 660 , vou aguardar ate outubro no salao e se a dona Yamaha apresentar a moto com preco compaativel …. senao vou andar de BMW !!!

  24. Todos esses lançamentos irão forçar a Yamaha a repensar sobre o lançamento da Tenere 660. Se eles quiserem realmente trazer essa máquina o preço terá que ser quase igual ao da XT 660R, porque senão vai ter muita tenere encalhada.
    Ainda torço para ver a tenere 660 em terras tupiniquim.

  25. Pois é… Parabéns à TOTAL INCOMPETÊNCIA da Yamaha Brasil. Enquanto estão sentados “em berço explêndido”, a BMW já lançou a G 650GS européia a R$29.800,00. A Honda já está reduzindo o valor da Transalp, chegando próximo aos valores do site. A Kawasaki já está aí… Sou (ou8 eera…) fã da Yamaha, mas não dá mais… Fui ao Salão das
    Duas Rodas em 2.009 esperando conhecer a Ténéré 660, pois ela já estava rodando no Brasil. Dizem… que será lançada no Swalão deste ano… -E a que preço? Vi hoje, em Curitiba, a XT 660R a R$27.800,00.. Ora, o preço das concorrentes está “ali”. A Ténéré virá em qual valor (se é que virá…)para ser competitiva???

  26. Carlos Roque

    ESPEREI TANTO QUE CANSEI E NÃO FAÇO MAIS QUESTÃO, A BMW NACIONALIZOU A F800GS POR VALOR DE 42,000.00 COM 2 ANOS DE GARANTIA.. OU SEJA! A TENERE 660 SAIRIA PELOS SEUS 32,OOO 10MIL A MENOS DE UMA 800CC, A YAMAHA SE FERROU… A BMW E A NOVA STRON TEM ABS SEM FALAR EM ACABAMENTO E POS VENDA QUE A YAMAHA N TEM.DEMOROU.

  27. AIRTON DIAS

    NESTA FILA TODA NÃO DA MAIS QUERIA MUITO UMA TENERE 660 MAS NÃO DA MAIS …..ENTÃO CAMARADAS ESTOU PARTIDO PARA KAWAZAKI VERSY TOURE ENTRADA DE 9,500,00E 60X DE 415,00 ADEUS YAMANHA

  28. PODE FICAR TRANQUILO CARO “MOTO HIPER BIKER”,NO SALÃO ESTAREMOS TODOS CARA-A-CARA COM O PESSOAL DA YAMAHA,A MENOS QUE ELES NÃO COMPAREÇÃO,O QUE EU NÃO ACREDITO,AFINAL ELES NÃO PODEM SER TÃO IGNORANTES ASSIM,OU PODEM?
    MUITA CALMA NESSAS HORAS,ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE,E TEM OUTRA,ASSIM COMO EU VÁRIOS OUTROS CAMARADAS SE APAIXONARAM PELA MOTO E TAMBÉM VÃO AGUARDAR ESTE ULTIMATO.

  29. Pelo menos o pessoal da equipe motonauta se dignou a tecer um comentário – o que demonstra vergonha na cara, brio, autorespeito.

    Mas o que dizer do pessoal da Yamaha, os caras não tem a menor dignidade.
    Nem se dão ao trabalho de retrucar.

    “ódio no coração”, tenha dó, o que não dá é para fazer papel de idiota, ouvindo notícias do lançamento da ténéré 660 desde 2008, e achar que isto é normal!
    Acorda meu amigo, acorda.
    Você é tratado como idiota e nem sequer tem coragem para postar um comentário cobrando postura ética da Yamaha?
    É por isso que estas empresas fazem o que querem no Brasil, aqui, as pessoas são enganadas e acham tudo normal!

  30. NOSSA QUANTA AGRESSIVIDADE E ÓDIO NESSE CORAÇÃO DO LEITOR ABAIXO,CITANDO QUE SOMOS IDIOTAS MANIPULADOS…CREDO,SÓ ANDAMOS EM LIXO,HONDA,YAMAHA… !
    É MELHOR VOCÊ PEGAR SUA DUCATI OU MV AGUSTA E IR PRA EUROPA E NOS DEIXAR AQUI NO BRASIL SENDO ENGANADOS PELO MARKETING MENTIROSOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE VENDEM AS NOTÍCIAS VERDADEIRAS OU NÃO.
    EU VOU FICAR AQUI E CONTINUAR A ESPERAR O SALÃO DE SÃO PAULO PRA VER OS ”LIXOS”. E VOCÊ BEM QUE PODIA POSTAR UMAS FOTOS DA MARAVILHOAS MOTOR CYCLES DOS SALÕES INTERNACIONAIS AO QUAL DEVE IR PERIODICAMENTE.
    OBRIGADO CAMARADAS MOTOCICLISTAS,E PILOTEM SEMPRE COM CUIDADO E E.P.I.

  31. Gente, sem baixar o nível, BMW é uma moto com excelente qualidade, porem infelizmente é inacessível para a maioria do público brasileiro, não pelo preço, pois ela não ultrapassa em tanto assim o preço médio de motocicletas de acordo com sua cc, quero dizer, a GS 650 não é tao mais cara que a XT 660 e outras de mesma cc. O que deixa ela inviável é manter uma motocicleta dessas, vc só encontra peças em autorizadas, manutenção tem que ser em autorizada, e essas nós já sabemos que cobram o olho da kra… E fora as peças que só se consegue importadas. Mas nem é essa a questão, o problema é a falta de modelos que temos no brasil, a XT 660 iria competir contra a tenere 660 no mercado? sim, por esse motivo a yamaha não faz o ajuste necessário para trazer a moto para o brasil, graças aos deuses a honda trouxe a Transalp e a BMW abaixou o preço da GS 650 (por conta de estar sendo ‘montada’ no brasil), desta forma, a XT 660 esta perdendo um bucado do seu mercado (viva a concorrência) e com isto talvez a yamaha tome vergonha na cara e traga a tenere 660 para gente… Mas só podemos esperar.

    E parabéns as equipes das revistas, infelizmente eles tem que trabalhar com as informações que os fabricantes passam, se a vinda da moto foi cancelada, ou a informação foi falsa, a culpa não é deles…

  32. BMW é BMW? BMW é grife de play bosta, digo, boy. Que tipo de respeito ao consumidor é este que traz um modelo ultrapassado para “testar o mercado”? Com que cara de tacho vão ficar os proprietários de uma moto que vai desvalorizar uma bagatela já no primeiro ano de uso devido ao lançamento de um modelo bem superior pelo mesmo preço no ano seguinte? Quem vai querer comprar essa sucata com 5K ou 10K kilometros rodados, se muito?

  33. Engracado e’ que a Yamaha nem consta na lista de expositores do Salao Duas Rodas … sera que ela vem mesmo ??

  34. * Equipe MOTONAUTA

    Meu caro Andre

    Tomo a liberdade em informa-lo que a nossa matéria não foi paga não …

    Obrigado

  35. Não percam tempo esperando a yamaha ténéré 660;
    a ténéré não vem!
    é tudo mentira.
    As revistas de motos tem como único objetivo
    vender, vender, vender,vender, vender, vender,
    mesmo que para isso tenham de
    mentir, mentir, mentir, mentir, mentir, mentir.

    As reportagens são TODAS pagas, repito todas pagas.

    Infelizmente o marketing, inicialmente um conceito importante, associado a melhoria da divulgação dos produtos e suas vantagens, se transformou numa grande ferramenta deste capitalismo imundo, que mente e engana as pessoas o tempo todo.
    Ainda mais no Brasil, um país de ingênuos inocentes, facilmente enganados por estas empresas hipócritas e mentirosas.
    Ou seja, somos todos uns idiotas;
    Pois só idiotas esperam o lançamento de uma moto desde 2008, e ainda vão nas bancas comprar revistas que tem uma foto da ténéré 660!
    Tô fora, Yamaha e Honda só lançam lixos, já foi o seu tempo.

  36. A Duas Rodas tinha dado como certo o lancamento no inicio do ano , disse ate’ que na proxima edicao sairia o teste na moto ja nacionalizada ,preco , etc ; mas nada de moto e nada de explicacao da Duas Rodas …agora a Motociclismo anuncia o lancamento em Outubro ; sera verdade ? sera que estas revistas tem mesmo informacao privilegiada ? sera que essa divulgacao ja faz parte do marketing da Yamaha ? e sera que a Yamaha nao vai mais uma vez pisar na bola e aumentar o odio dos que aguardam o modelo ?? se isso acontecer ai nao da mais … vamos dar mais uma chance e aguardar ate outubro ….

  37. BOA TARDE CAROS CAMARADAS MOTOCICLISTAS,VI ONTEM NO SITE DA MOTOCICLISMO MAGAZINE DE JULHO A TÃO SONHADA E ESPERADA FOTO COM UMA PEQUENA MATÉRIA DA YAMAHA XT660Z TÉNÉRÉ,E HOJE COMPREI A REVISTA.ELA DIZ QUE A MOTO PASSOU POR ALGUNS ACERTOS NA EUROPA,E QUE AGORA TEM DATA DE DESEMBARQUE POR AQUI.SERA NO SALÃO DUAS RODAS EM OUTUBRO,COMO OUTRAS FONTES JÁ HAVIAM MENCIONADO.
    COMO JÁ DISSE ANTES,ESTE SERA MESMO MEU TEMPO DE ESPERA PARA ADQUIRIR A XT660Z.CREIO QUE ESTA CHEGANDO A HORA DE VER ESTA MAQUINA DE PERTO.
    A TODOS UM GRANDE ABRAÇO E VAMOS CONFERIR NO SALÃO,ATÉ LA PESSOAL.

  38. Tenho Yamaha desde sempre, venho de uma xtz 125, xtx 250 lander e pretendia comprar a teneré 660. Ando infeliz com o mercado de motociclistas no BRasil, infelizmente, temos produtos ruins e muito caros. Gostei muito da entrada da Kawasaki, a Versis realmente está linda, mas, muito urbana, poderia trazer pneus maiores. Não pude fazer um teste drive, mas andei na versão naked, e realmente o motorzão e ciclistica são impressionantes. Esse motor da kawa possui mais de 60cv, enquanto a xtz 660, patina nos 40 CV. Na verdade, para mim, uma 250 com 40 CV seria ideal, andaria bem e com consumo e manutenção menor. Infelizmente, ao contrário do que diz o diretor da Yamaha, o consumidor brasileiro é tratado como um idiota. Já enviei e-mails, etc, etc, e nada. Fiz um teste outro dia, e mandei um e-mail para a Yamaha da Argentina, me responderam em uma semana. Lá, o modelo XTZ 660 saiu de linha, mas não informaram da Teneré. Realmente, para quem gosta do estilo, as opções são limitadas e muito caras. Lamentavelmente, a KTM 650 Rally ou a BMW 650 GS (nova), só para os gringos.

  39. Acabai de vender minha XT600 e pelo visto vou mudar de marca…tudo vai depender do testdrive na transalp se gostar é ela mesmo que vou comprar…a Yamaha está demorando d+ para lançar a 660z aqui no Brasil e já estou de s.ch. de esperar e ainda mais com rumores que virá bem cara, mais do que já aqui sua versão R pelo que oferece.

  40. Sou engenheiro e não consigo entender tanta enrolação; pelo jeito a Yamaha não tem setor de marketing, nem setor de engenharia. Ou então, eles falam línguas diferentes, pois estamos ouvindo falar da volta de Ténéré 660 desde 2008 e até agora nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada! nada!

    Alias, não consigo entender o que ocorre com a lógica de produção das motocicletas (ou carroças).
    Senão vejamos.
    A Fiat a uns 15 anos atrás criou um sistema simples, mas fantástico para os compradores, os mesmos passaram a escolher os acessórios dos veículos, que, até hoje são em grande quantidade. Ou seja, podemos comprar um Palio com ar (locais quentes) ou sem ar(locais frios), com ABS ou sem ABS, etc. Ou seja, o cliente pode escolher!

    Pois bem, porque estas carroças de motocicletas não permitem que se faça o mesmo?
    Dou um exemplo, ao comprar a XT660R o comentarista Airton Dias poderia optar pelo marcador digital da Ténéré 250.
    Ao comprar a Ténéré 250, eu poderia escolher opcionais como aros e bandeja de alumínio, pagando somente a diferença de preço.
    Mas nada disso acontece, o mercado de motos é ainda muitoooo amador! falta profissionalismo, falta competência, falta capacidade de gestão, falta capacidade de logística, falta capacidade de marketing, etc, etc.
    O pessoal que trabalha com motos deveria voltar pra escola, refazer seus cursos de engenharia, fazer um MBA, etc, etc, porque tá tudo muito ruim.

  41. A Kawasaki esta dando um baile na concorrëncia. Ela chegou depois mas pode ter certeza que vai ser lider de mercado, lançamentos de motos atuais com preços competitivos. (Versys 650, Ninja 650, ER6) Enquanto Honda Yamaha e Suzuki trazem produtos ultrapassados e caros. Revejam seus conceitos, pois o BRASIL ja emergiu.

  42. Rodrigo Almeida

    Acabei de dar um sinal para reservar a minha F800gs. Nunca mais compro moto da Yamaha. Foi uma decepção muito grande essa espera da tenere 660z. Que cara burro esse diretor, resposta errada para quem espera esse lixo de moto a tanto tempo. Agora eu quero ver recuperarem a clientela, quem compra uma BMW nunca mais volta a andar de Yamaha.

  43. Já faz 02 anos que espero esta Tenere 660 e nada, pelo o que se vê esta moto nunca vai chegar ao Brasil, se até o fim do ano não chegar vou comprar uma BMW 800, tá difícil a yamaha trazer esta moto para cá.

  44. ESPERO DESDE SEU LANÇAMENTO,SÓ POSSO DIZER QUE VOU AGUARDAR MAIS UM POUQUINHO,ATÉ O SALÃO DUAS RODAS EM OUTUBRO.VOU COBRAR DO PESSOAL DA YAMAHA PESSOALMENTE EXPLICAÇÕES,AFINAL,NÃO ME RESPONDEM POR E-MAIL OU TELEFONE.VOU DIZER TUDO ISSO QUE VOCÊS POSTARAM AQUI.
    VOU OPTAR POR UMA KAWASAKI VERSYS 650.A TRANSALP É FEIA DEMAIS COM AQUELE FAROL REDONDÃO,É PIOR QUE O MODELO ANTERIOR,E É UMA MOTO COM MAIS DE VINTE ANOS NA EUROPA.
    A SUZUKI DL 650 V STROM É MUITO CARA,É MAIS CARA QUE UMA BANDIT 1250,TO FORA.
    BOA SORTE PRA TODOS E VAMOS A LUTA!

  45. Este Mario Rocha deveria trabalhar na escola do professor Raimundo, ia ser o novo rolando lero!
    enrola, enrola, e não diz nada,
    enrola, enrola, e não faz nada!

    Será que não dá para pelo menos a yamaha explicar porque tanta demora! é tão difícil assim?

    O setor de marketing da yamaha é um dos piores que já vi!
    estamos todos chingando a marca, e nada, nada, nada!
    nunca vi nada igual, total desprezo pelos compradores.
    Total desrespeito pela própria marca!
    não tem sequer preocupação em preservar a marca da empresa!

  46. Carlos Alberto

    Comprei uma Transalp mesmo, não aguentei a indecisão e o suspense que a Yamaha está fazendo com essa porcaria de tenere 660. Eles devem ter mudado de ideia e devem ter cancelado a vinda dessa moto para o Brasil. A yamaha deve ter visto que não poderá nos roubar como fez com a xt660r por muitos anos, cobrando uma verdadeira fortuna por uma moto que não tinha tantas qualidades quanto falam, ela não tinha era concorrentes, ai o povão falava que a xt660 era um motão, pareciam motoboy falando de cg e de cb (defendem aqueles lixos como se fossem as melhores coisas do mundo). Com a Transalp por 31800, F800gs por 42.000 e Versys por 30.000 fica injustificavel alguem pagar mais que 28 mil em uma monocilindrica.
    Com a Transalp eu quero ver a Yamaha liderar a categoria, estou pagando para ver. A xt660 é muito inferior em todos os aspectos (exceto para uso off road), mas para isso de 28 mil de entrada e financia o resto para pular para um BMW f800gs, aquilo é moto de verdade. Não esperem mais a Teneré 660z como eu, perdi longos 3 anos da minha vida. Que vá a falencia essa marca que não nos respeita como mercado, todas as marcas estão acreditando muito no Brasil, menos esse lixo de Yamaha. Desculpem o desabafo, mas se eu pudesse tiraria todos os inconpetentes que estão na direção da Yamaha da cadeira confortavel onde estão para o olho da rua.

  47. Ja estamos praticamente no meio de 2011 e ate’ agora nada . Fica para o segundo semestre ? Fica para o proximo ano ? Nao vem definitivamente ?? E’ o filtro ou o quadro ?? Se alguem tiver informacoes mais novas postem por aqui …

  48. Anderson Alves

    Quero uma Tenere,Tentei trazer de Portugal(é inviavél)
    Vou esperar até o fim do ano. Senão escolho uma das concorrentes.Só não comprei porque gosto de andar na terra,e a tenere 660 é a melhor para tal.

  49. Atenção possiveis compradores dessa teneré 660z.
    Ontem eu conversei com um concessionario BMW e ele deixou claro que além de nascionalizar a f800gs a BMW já fala em montar no Brasil a nova G650GS para bater de frente com as motos de 30.000 mais modernas do mercado. Eles usaram a g650gs antiga para testar o mercado e agora estão vindo com tudo.
    É sem duvida uma moto que além da qualidade de construção e projeto, não é visada e amada pelos trutas, coisa que querendo ou não a Teneré Xt660z já será desde o dia do lançamento, pois compartilha o mesmo motor da xt660r.
    A yamaha está demorando muito para lança-la, pois além de não ter acreditado no potencial cliente brasileiro agora parece estar enfrentando serios problemas com a estrutura do chassis e fica falando do filtro de ar para não queimar a moto.
    Ela tem serios problemas sim, tenho fontes seguras na yamaha que afirmam que o modelo está para ter recall na Europa e que estão mudando a moto para lançar no Brasil e na Europa um modelo novo e sem os mesmos problemas.
    BMW é BMW. Pense bem antes de assinar o cheque ou entrar em prestações.

  50. AIRTON DIAS

    BOM MEUS AMIGOS NA MINHA OPINIÃO JA QUE NÃO SAI A TENERE BEM Q A DONA YAMANHA PODERIA MELHOR A XT660 TIPO MARCADOR DE COMBUSTIVEL RPM DIGITAL COMO XTZ250X Q JA TIVE UMA MAS NESSE ROLO TODO ENDICO A VCS A HONDA MSM E A YAMANHA QUE VAI VENDER MOBILETE Q ELA GANHA MAIS

  51. pera lá, se o motor da dita é o mesmo da XT660. Onde esta o problema!
    Entendo que ele já foi resolvido!

  52. Vendi minha DL1000 para aguardar a 660z no final do ano de 2010 e comprei um tenere 250 para ir quebrando o galho, não me adaptei e corri para a Transalp, andei 120 km, vou vende-la para pegar um f800gs. Já tive 13 motos da Yamaha desde 2005 e pelo descaso com o Brasil estou mudando de marca. Chega, desde de 2008 eu espero essa tenere 660. Tomara que a yamaha vá para o buraco.
    Toruxeram a 1200z achando que iam arrebentar de vender e tenho visto a moto encalhada nas lojas, pois que tem 60000 para dar em uma moto trail compra uma uma BMW. Obvio.

  53. É , dona yamaha parece que desta vez você se deu mal , com esse aplique de caixa de ar vocês é que vão acabar ficando sem ar. Estou tirando exemplo por mim , tenho um consórcio da XT e estou esperando a tenere a quase 2 anos , no mês passado fui contemplado por sorteio , a XT não quero porque hoje o mercado oferece produtos melhores com preço similar e mais interessante ainda , ouvi rumores que a BMW vai nacionalizar F800 GS a um preço estimado de 43.000 reais , resumindo , vamos conseguir comprar uma semi nova num preço equivalente ao de uma transalp , ai sim poderiamos dizer que estamos trocando um jegue por um cavalo Árabe .

  54. durval santos

    enquanto não extinguir a xt 660, a yamaha não lança a tenere 660 no brasil, essa é a verdade, dificil vai ser acabar o estoque pois existem alternativas melhores na categoria

  55. Tá na cara que eles não querem trazer uma moto para competir com velha XT. Com certeza uma vai tomar o mercado da outra!

  56. Decepção, vou comprar a Versys!

  57. Desculpas… desculpas… e mais desculpas… Parabéns à Yamaha Brasil pela sua total INCOMPETÊNCIA!!!

    FOI (no passado…) líder do segmento desde a saudosa XT 600Z Ténéré e agora fica nesta… há dois anos com o produto pronto e sem colocá-lo no mercado…

    E viva a concorrência!!!

  58. Sr Mario Rocha me desculpa mas isso é desculpa de quem ja perdeu o folego tentando buscar a Honda.
    É só ver o ultimo comparativo maxitrail da Motociclismo Magazine.Que feio em Yamaha!!!

  59. yamapaia dando tiro no próprio pé

    a transpaca vai ganhar muitos clientes

  60. sergiosouss

    é bem provavel q a yamanha vai colocar no mercado nacional a tenere 660.

    praticamente todas as marcas japonesas da linha bigtrail ja tem suas motos acima de 600cc

    a tenere 660 é a que tem a melhor ciclistica para pilotagem em pé ou sentado em todo tipo de terreno e com a melhor suspensao da categoria

    abraço a todos

  61. E com relacao as trincas no quadro , que apareceram nas Teneres Europeias ? nada falaram ??

  62. Casei de esperar, mas ….acho que vou de Transalp , 2 ciindros , menos vibracao e tals…Novamente a Yamaha da um tiro nom pe’, a Honda sai na frente com uma moto 2 cilindros pelo preco que seria a tenere de 1 cilindro …ACORDA YAMAHA , ja perdeu mais um cliente …

  63. Enquanto isso, a Yamaha, com sua defasadíssima XT660, caiu de líder para o 4o. lugar no emplacamento nacional nessa categoria, atrás até mesmo da caríssima GS1200 da marca Bávara (que, conforme testes da motociclismo online, é a melhor moto do planeta). Parece masoquista a yamaha, parece que gosta de ficar na lanterna…
    Outro fato interessante que notei na Yamaha em relação a outras concessionárias, principalmente as da Honda, é o seu fraco atendimento. Em minha cidade mesmo há 3 concessionárias Yamaha. São horríveis de negócio e isso porque não tem mais nenhum modelo líder no mercado; a Honda, líder absoluta no Brasil, aqui em Campo Grande, MS, faz negócios muito melhores e o atendimento também é muito melhor… e nem precisava disso… é líder!!! Acorda, Yamaha!!!

  64. PIADA!!! Caixa de ar Sr. Mario???

    A tenere 660 existe na europa a mais de 3 anos! não é tempo suficiente para adaptar a moto para o mercado brasileiro???
    O que acontece é que eles “YAMAHA” vem decepcionando o consumidor brasileiro. Pensam que agente tem que comprar o que eles estão dispostos a vender!
    Certamente existem acordos/interesses comerciais por traz disso que nunca ficamos sabendo…
    DESRRESPEITO! Isso tem que mudar!

    Deviam ter um pouco mais de consideraçao com os brasileiros. Já não chega termos que pagar o dobro que os europeus pela mesma moto devido aos impostos brasileiros, ainda temos que sofrer esperando 3, 4 anos…

  65. * Equipe MOTONAUTA

    boas meu caro

    O questionamento é valido mas não conseguimos imaginar, como voce, quais serão as prioridades da Yamaha …

    Muito obrigado pela participação

  66. Prezados!

    Então a Tenere 660, não vem mesmo?
    Tendo em vista os aspecto de semelhança com a XT660R.
    Significa que além dos objetivos tecnicos a alcancar para depois ser lançada a teneré 660 no brasil, ainda vai existir, a concorrência (interna) direta com a xt 660r. Caso venha a tenere 660 para o brasil, esta somente virá com a extinção da xt 660r.

    Não é pertinete e tão pouco consistente aventar a possibilidade de ambas ocuparem o mesmo espaço.

    Então, ao caso eu concluo que deve engavetar minha pretenção de adiuirir uma xt 660 r -2011.

    Pois se é iminente o lançameto da teneré 660 para 2011/2012. Farei um pessimo negócio?

  67. Gostei da moto, também estou esperando chegar. Se não vier até setembro, compro a V-Strom que é um motão também.

  68. Eqto isso DL650 vendendo, Transalp vendendo, Versys vendendo… so ver os numeros no site da Abraciclo.
    Quase comprei uma DL650 no ano passado mas resolvi esperar a Tenere… vamos ver se ela não faz mais um papelão como fez com a MT03…
    Tirando a Versys que tem uma proposta diferente, a Tenere teria de vir com um preço bem menor comparado aos rivais da mesma proposta, o que ocasionaria uma baixa dos preços … (teoria) e uma desvalorização ainda maior da 660R.
    Por isso a razão da minha espera, mas como a fila tem de andar… se não vier nada até o final do ano vou na DL mesmo.

  69. Já vão se completar 2 anos que estou esperando a Tenere 660, em 27/12/2010 um revendedor yamaha me garantiu que a tenere viria já em fevereiro 2011. Vendi minha moto atual, e fiquei aguardando o lançamento da tão esperada tenere 660….. ai, vem só a importada super tenere 1200… otimo, uma moto deslumbrante…. mais não para um mortal como eu….. A yamaha tem motos maravilhosas, mais trata nós, os brasileiros com extremo desprezo, caixa de ar o C…… eles não sabem o que vão fazer com a xt se lançarem a tenere 660…. (querem um conselho, baixem os preços) Palhaçada, estou muitissimo decepcionado, realmente queria a tenere, agora, vou inteirar um pquinho e comprar a V-Stron, a contragosto, e decepcionado com a yamaha. já fui muito feliz em cima de uma tenere, desta vez, é só decepção. Parabens Yamaha pelo fiasco, pela falta de palavra (meu pai sempre me ensinou que não honra o que diz é muleke), pelo sentimento de frustação que causou em varios como eu que estavam esperando o tão sonhado reencontro com a tenere. Uma vergonha, transformaram um mito em uma piada de mau gosto com os brasileiros.

  70. que papelão hein!!!

  71. parece que a Yamaha desistiu de lançar a Tenere 660 em 2011.

    Um vendedor me falou que vão esperar a honda lançar a transalp 750;
    o que deve ocorrer no final deste ano ou início de 2012;
    depois de ver o preço e a reação do mercado,
    é que a yamaha deve lançar sua tenere 660,
    o que ficaria para 2012!

    Três motivos estariam por trás da decisão,
    – as excelentes vendas da tenere 250;
    como a honda deve melhorar sua XRE já para o ano que vem, a yamaha estaria preocupada em manter o terreno ganho, melhorando a teneré 250 já em 2012
    (aros e balança de alumínio, lanternas de led, freio melhor).

    – a redução da expectativa de crescimento do PIB em 2011,
    com consequente impacto nas projeções de venda de motos,
    notadamente na faixa acima de 500cc.

    – a segurança de lançar depois da transalp,
    além da reação do público a transalp, terão possibilidade de lançar por valor inferior para garantir mercado. O preço de venda é questão chave na decisão de lançamento.
    Se o lucro for pequeno, acreditam que é melhor manter a XT660 por mais 1-2 anos, e deixar a tenere 660 para 2012-2013, quando o mercado de motos 600cc estiver mais robusto.

    é que a Yamaha só olha para frente, logo, só encherga a honda na sua frente,
    o problema é que logo atrás estão vindo fortes as kasinski (coreanas/hyosung), kawasaki (versys) e suzuki (vstron).

    quem estava esperando…
    pegue seu banquinho e saia de mansinho…

  72. Pessoal,

    Bem, sobre a comparação entre as normas brasileira e européia, saibam que o Promot é bem mais rigoroso que o Euro 3. É por este motivo que há vários modelos na Europa, de baixa cilindrada e até mesmo com motor 2 tempos, que não existem no Brasil.

    Por outro lado, é de se estranhar que um fabricante do porte da Yamaha não tenha dado conta de desenvolver o seu produto para atender as exigências do Promot. A tecnoliga existe justamente para isto. Ex: mapeamento de injeção, redimensionamento de admissão (caixa de ar) e escape e tantos outros recursos.

    Lamentável, que feio hein Sr. Mário Rocha. Assim, os senhores estão assinando atestado de incompetência. A Suzuki está firme e forte com a DL-650 V-strom. E vocês?

  73. É muitaaaaa enrolação da yamaha, provavelmente estão esperando a honda lançar sua bigtrail 750, para definir o valor de venda da tenere; deveriam lançar logo, com preço igual ao da xt660. Se ficar acima de 30 mil, os motociclistas vão optar pela vstrom da Suzuki ou versys da kawasaki.

  74. Salve Equipe Motonauta,

    Em minha humilde opinião, acho isso um papo furadíssimo. Se atende ao Euro3, como não atenderia ao Promot3?

    Abraços

  75. Ozzy Renato

    E assim a yamaha quer recuperar o que?

  76. Para tudo!!! O problema é caixa de ar? essa é a desculpa mais esfarrapada que eu já ouvi…Existe um velho provérbio que diz: “- A desculpa do aleijado e a muleta….” Os caras estão desde 2009 pra lançar a moto, quando toda a imprensa deu como certa o lançamento da Tenerê no Salão duas rodas em SP e durante 1 ano e meio eles estiveram com problemas devido a acaixa de ar? Fala sério…

  77. alexandre penna

    Eu diria que o problema não é o PROMOT, pois a norma EURO 3 é equivalente. O problema é fazer passar no PROMOT com o nosso “gasoalcool” (ou seria “alcoolina”?). Provavelmente vai implicar em ter de modificar o motor, ai não sei se seria viável ter 2 motores em linha ao invés de 1. Ainda mais se for só para o Brasil, que é visto como fonte de lucro facil e não como mercado para as montadoras

  78. conversa desse seu mário rocha!!
    explica como a tenere 660 roda na europa com normas mais rígidas de emissão de poluentes e não pode rodar aqui??
    aaaahhh!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *