BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Mercado e Segurança / Produção e vendas caem no 1° trimestre

Produção e vendas caem no 1° trimestre

Impactado desde meados de outubro de 2011 pelas medidas de restrição ao crédito, segmento apresenta retração nos dados dos primeiros três meses do ano

Segundo divulgado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram comercializadas ao mercado interno (concessionárias), no primeiro trimestre do ano, 468.493 motocicletas, uma baixa de 7% em relação ao mesmo período de 2011(503.646). A produção nacional também apontou queda, registrando a fabricação de 509.545 unidades nos primeiros três meses deste ano, ante 533.082 no ano passado – baixa de 4%.

Na análise mensal, março registrou a comercialização de 164.688 veículos, baixa de 5% sobre o ano passado e alta de 11% em comparação com fevereiro. Apesar do aparente crescimento sobre o mês passado, as vendas diárias no período (7.486 unidades) ficaram abaixo das do período anterior (7.844 unidades).

Já as vendas para o consumidor final (emplacamentos) apresentaram um leve avanço, de 1%, entre janeiro e março de 2012 em comparação com os primeiros três meses de 2011. O crescimento moderado seria resultado do empenho das marcas em campanhas promocionais e facilidades nas vendas.

“A baixa qualidade de vendas, com redução da margem de lucro, evitou uma queda nos emplacamentos no período. Com a restrição ao crédito e o estoque elevado, as redes de concessionárias foram forçadas a recuar os preços e darem descontos”, afirmou o Assessor da Presidência da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes.

Produção e Exportação

Deixaram as linhas de produção 179.451 motocicletas em março, 17% acima do total fabricado em fevereiro. Aqui também vale salientar que as vendas diárias do período (8.157) ficaram praticamente estáveis, apenas 1% superiores às do mês anterior.

“Mesmo com quatro dias a mais em março, as vendas diárias mantiveram-se estáveis, o que ressalta o impacto do crédito no segmento”, acrescentou Paes.

Por sua vez, as vendas externas seguem em crescimento, apresentando uma recuperação em relação ao desempenho registrado em 2011. Com 22.473 unidades, as exportações no primeiro trimestre avançaram significativos 71% em relação ao ano anterior (13.170). No comparativo mês a mês, com 6.978 unidades comercializadas, março apresenta queda de 20% sobre fevereiro (8.737).

?

SD&PRESS Consultoria

Sobre * Equipe MOTONAUTA

Além disso, verifique

Produção de veículos cresce 23,4% no acumulado do ano

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou na terça-feira, 6, em São ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *