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Redução de morte de motociclistas é tema de projeto que tramita na Câmara

PL apresentado pelo deputado federal Newton Lima (PT-SP) prevê criação de faixa exclusiva para circulação de motos

Um Projeto de Lei (PL) apresentado nesta semana em Brasília pelo deputado federal Newton Lima (PT-SP) poderá mudar, caso seja aprovado, o panorama da violência no trânsito enfrentado pelos motociclistas brasileiros. Caso seja aprovado, o PL 1.517/2011 determina, entre outros, a criação obrigatória de uma faixa exclusiva para a circulação de motocicletas.

A matéria proposta pelo parlamentar petista também defende a proibição do tráfego de motos e demais veículos ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes ou entre a calçada e a pista a ela contígua. Tal mecanismo, na opinião de Newton Lima, é essencial para a segurança dos milhares de motoristas que diariamente correm grandes riscos no trânsito.

A principal justificativa para a elaboração de um Projeto de Lei capaz de render grandes discussões está nas estatísticas registradas no país nos últimos anos. Em 2010, as mortes de motociclistas aumentaram no Brasil 11,7% em relação ao ano anterior, enquanto o aumento da frota ficou em torno de 7,2%. Na capital paulista, levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) mostra que 478 motoqueiros perderam suas vidas no ano passado.

“Entre os anos de 1998 e 2008 houve no Brasil um crescimento de 753% no número de motociclistas acidentados e o total de vítimas fatais subiu 23,9%. A engenharia de trânsito das cidades de médio e grande porte tem enfrentado o grande desafio de conciliar, com segurança e agilidade, a convivência de carros e motos. Acredito que este PL é uma solução viável para todo o Brasil”, defendeu o deputado.

Bom exemplo

Embora tenha sido considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a lei estadual que determina a criação de motofaixas nas principais vias da região metropolitana de São Paulo foi um bom exemplo de uma intervenção positiva no trânsito. Segundo pesquisa realizada pela CET São Paulo, a motofaixa implementada na Avenida 23 de Maio é utilizada por 91% dos motociclistas que trafegam pelo local. “Se forem funcionais e adequadas, as motofaixas poderão contribuir para a redução de acidentes envolvendo motociclistas. Entendo que sua implantação envolve um ônus, mas é o preço a se pagar pela paz no trânsito”, finaliza o deputado federal.

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fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada / Thatiana Miloso

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Um comentário

  1. Pessoal, que moto faixa na 23 de maio?
    Aquela que foi implantada e desativada em seguida, pois havia aumentado o número de acidentes entre automóveis e motocicletas?

    Inté

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