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Seminário SAE BRASIL de Powertrain debaterá redução de consumo e emissões

Com duração de dois dias – 23 e 24 de agosto – o encontro reunirá em Itupeva, SP, expoentes globais em Powertrain

Especialistas globais em powertrain estarão reunidos em Itupeva, SP, nos dias 23 e 24 de agosto, durante o VIII Seminário SAE BRASIL de Powertrain. O encontro apresentará os avanços das tecnologias aplicadas aos componentes da transmissão e aos motores de combustão interna do ciclo Otto para aumentar a eficiência, melhorar o consumo e reduzir as emissões de CO2 dos veículos.

“Vamos apresentar e debater as novas aplicações e sistemas que aumentam a eficiência do powertrain e causam menos impactos ambientais”, destaca Mário Junghahnel, chairman do seminário, organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL.

Egídio Miguel Gomes Correia, engenheiro de Produto da ArvinMeritor, abre a programação do dia 23, exclusivo sobre transmissões, ao falar sobre o desenvolvimento de eixos cardans para aplicações severas de veículos comerciais no País. Na sequência, Celso Fratta, supervisor de Design da Eaton Corporation, discorrerá o tema “Diferencial Hidráulico Eletronicamente Controlável para Veículos com Tração Dianteira”.

As discussões abrangerão os novos materiais em powertrain e quem falará sobre o tema será Sérgio Kramer, gerente regional do Centro de Excelência América do Sul da Eaton Corporation. As formas e métodos de testes em powertrain também estarão em foco, com Daniel Takehana dos Santos, gerente de Desenvolvimento Calibração e Validação de Motores e Transmissões , da General Motors do Brasil.

A área de máquinas agrícolas também estará em pauta, com a palestra “Sistemas de Transmissão para Colhedoras”, a ser proferida por Victor Rosales, gerente de Engenharia de Produto Off-Road, Driveline da ZF do Brasil.

Dois painéis completam o seminário. O primeiro debaterá a contribuição do powertrain na redução das emissões de CO2 com Cláudio Fernandes Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto do Grupo Schaeffler; Flávio Sawaya Sacamoto, supervisor Geral de Engenharia da Delphi, e Frank Seibicke, chefe de Engenharia de Cálculo da Klingelnberg.

“Os avanços em transmissões estão nos detalhes: busca-se redução do atrito, já que o motor precisa trabalhar mais para compensar perdas, e otimização na troca de marchas, porque existem tempos em que o motor gira sem função, e isso gera consumo e mais emissões”, diz o chairman.

“Desenvolvimento de Powertrain para aplicações vocacionais de baixo volume e altas solicitações” será o tema do segundo painel, com Danilo Goldoni, supervisor do Planejamento de Manutenção da Vale do Rio Doce; e Ricardo Vitorino Coelho, engenheiro de Produto da Iveco; com mediação de Luso Ventura, diretor das Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

Motores – No dia 24, seis palestras e um painel trarão os desenvolvimentos em motores. Mobilidade híbrida será o assunto de Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Produtos da GM Powertrain. Tendências na área será o foco de João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT Powertrain Technologies, enquanto Fábio Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produto da Bosch falará sobre redução de emissão de CO2 e otimização de consumo de combustível. Para falar sobre lubrificantes de nova geração, o convidado será Fernando Lastres, gerente de Lubrificantes e Produtos do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

Dois nomes internacionais estarão presentes: Volker Korte, diretor de engenharia da Mahle Powertrain UK, que falará sobre downsize e simulação; e Terry Alger, gerente da Advanced Combustion and Emissions dp SWRI (South West Research Institute), que discorrerá sobre eficiência da combustão interna e baixas emissões.

Como preparar o profissional para os desafios será tema do painel “Especialização de Mão de Obra de Engenharia para o Desenvolvimento de Produtos”, com Mauro Moretti, diretor de Produtos Importados da GM; Silvana Arrivabeni Rizzioli, responsável pelo Centro de Competências da Fiat; e Francisco Nigro, assessor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento do governo de São Paulo. “Existe escassez de engenheiros e forte demanda para desenvolvimento de produtos”, diz Junghahnel.

As inscrições para o seminário estão abertas e devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br . Informações pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 338.

De acordo com Sérgio Pin, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, as palestras e debates realizados pelas seções regionais fomentam a discussão de temas de grande importância para o País, no que se referem à segurança, emissões e desenvolvimento tecnológico. “Em nossos eventos os profissionais ligados à tecnologia da mobilidade podem se atualizar tecnologicamente e também tomar conhecimento das projeções que estão sendo feitas para os próximos anos no estratégico segmento da mobilidade”, afirma Sérgio Pin.

Dia 23 – TRANSMISSÕES

8h30– Abertura

8h50 – PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE CARDANS PARA APLICAÇÕES SEVERAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS NO BRASIL, com Egidio Miguel Gomes Correia, engenheiro de Produto, da ArvinMeritor.

9h30 – DIFERENCIAL HIDRÁULICA ELETRONICAMENTE CONTROLÁVEL PARA VEÍCULO COM TRAÇÃO DIANTEIRO. Uma proposta de baixo custo e peso como alternativa para veículos AWD, com Celso Fratta, supervisor de Design da Eaton Corporation.

10h40 – FORMAS E MÉTODOS DE TESTES EM POWERTRAIN, com Daniel Takehana dos Santos, gerente de Desenvolvimento Calibração e Validação de Motores e Transmissões, da GM

11h20 – Painel – CONTRIBUIÇÃO DO POWERTRAIN NA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2, com Cláudio Fernandes Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler, Flavio Sawaya Sacamoto supervisor Geral de Engenharia, da Delphi, e Frank Seibicke, chefe de Engenharia de Cálculo da Klingelnberg.

14h30 – SISTEMAS DE TRANSMISSÃO PARA COLHEDORAS, com Victor A. Rosales, gerente de Engenharia de Produto Off-Road Driveline da ZF do Brasil.

15h10 – NOVOS MATERIAIS E/OU NOVAS APLICAÇÕES DE MATERIAIS EM POWERTRAIN, com Sergio Kramer, gerente Regional do Centro de Excelência América do Sul da Eaton Corporation.

16h20 – Painel – DESENVOLVIMENTO DE POWERTRAIN PARA APLICAÇÕES VOCACIONAIS DE BAIXO VOLUME (MINERAÇÃO) E ALTAS SOLICITAÇÕES (overload, impacto, ciclo de trabalho), com Danilo Goldoni, supervisor de Planejamento de Manutenção da Vale do Rio Doce, e Ricardo Vitorino Coelho, engenheiro de Produto da Iveco. Mediação de Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL e da Netz Automotiva.

Dia 24 – MOTORES CICLO OTTO

8h30 – Abertura

9h – MOBILIDADE HÍBRIDA, com Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Produtos da GM Powertrain.

9h40 – NOVAS TENDÊNCIAS DE MOTORES, com João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT Powertrain Technologies.

10h50 – DOWNSIZING ENGINES – A. SIMULATION PERSPECTIVE, com Volker Korte, diretor de Engenharia da Mahle Powertrain UK

11n30 – CO2 REDUCTION & FUEL SAVING, com Fabio Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produto da Bosch.

14h – REDUÇÃO DE ATRITO, AUMENTO DE PERFORMANCE ATRAVÉS DE LUBRIFICANTES DE NOVA GERAÇÃO, com Luiz Fernando Lastres, gerente de Lubrificantes e Produtos do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

14h40 – SWRI’S HIGH-EFFICIENCY DILUTE GASOLINE ENGINE (HEDGE) CONCEPT – A LOW-EMISSIONS, HIGH-EFFICIENCY INTERNAL COMBUSTION ENGINE SOLUTION, com Terry Alger, gerente da Advanced Combustion and Emissions do SWRI (South West Research Institute).

15h50 – painel ESPECIALIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA DE ENGENHARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, Mauro Moretti, diretor de Produtos Importados da GM, Silvana Arrivabeni Rizzioli, responsável pelo Centro de Competências da Fiat, Francisco Nigro, assessor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento do governo de São Paulo.

VIII Seminário SAE BRASIL de Powertrain
Data – dias 23 e 24 de agosto de 2010 – a partir das 8h30
Local – Quality Resort & Convention Center Itupeva – Fazenda Serra Azul – Gleba B s/nº, Itupeva, SP

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fonte : Maria do Socorro Diogo / Companhia de Imprensa

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