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Triumph inicia operação no Brasil com o lançamento de seis motocicletas

Triumph Bonneville T100

A Triumph, uma das mais antigas e tradicionais marcas do mundo no segmento de duas rodas, está chegando ao Brasil. A companhia inglesa está investindo, neste ano, cerca de R$ 19 milhões no Brasil. A Triumph Motorcycles Brazil é a 10ª subsidiária da empresa pelo mundo, e conta com sua sede em São Paulo (SP) e uma nova fábrica em Manaus (AM). No próximo dia 10 de novembro será inaugurada a primeira concessionária no País, na capital paulista, e iniciadas as vendas de seis modelos de motocicletas.

“A Triumph aposta muito no potencial do Brasil para motocicletas premium.  Acreditamos que o mercado brasileiro a médio e longo prazos tenha condições de absorver cerca de 4.000 motos da Triumph por ano. Num prazo de três anos esperamos já posicionar o Brasil entre os cinco maiores mercados do mundo para a Triumph, atrás somente de Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, afirma Marcelo Silva, gerente geral da subsidiária brasileira.

Triumph Speed Triple

Inicialmente, a empresa está lançando três modelos nacionais, cuja montagem em Manaus teve início no mês passado: a tradicional Bonneville T100 (R$ 29.900,00), a super naked Speed Triple (R$ 42.900,00) e a Tiger 800XC (R$ 39.900,00). Além disso, mais três motos importadas começam a ser vendidas neste momento: Thunderbird Storm (R$ 49.900,00), Tiger Explorer (R$ 62.900,00) e Rocket III Roadster (R$ 69.900,00). Todos os modelos, com exceção apenas da Bonneville T100, já vêm de série equipados com o sistema de freios ABS.

“Neste ano, entre novembro e dezembro, vamos vender cerca de 200 motocicletas, mas já em 2013 este volume será ampliado para 2.000 unidades”, diz Marcelo Silva. O volume do próximo ano inclui, além das seis motocicletas que estão sendo apresentadas agora, mais dois modelos cujas vendas começam em abril: a Street Triple, que acaba de ser remodelada na Inglaterra, e a esportiva Daytona. Ambas também serão produzidas na linha de montagem de Manaus.

Triumph Tiger 800XC

A fábrica da Triumph em Manaus está localizada em um condomínio industrial, ocupando uma área de 2.000 m² e empregando diretamente 38 pessoas. Sua capacidade atual de produção é de 5.000 motocicletas por ano, entre os diversos modelos. O investimento específico nesta unidade foi de R$ 8 milhões. Em 2013, com o aumento da produção, a quantidade total de trabalhadores na fábrica deverá chegar a 50 profissionais.

Um dos pilares estratégicos da Triumph no mundo todo é a sua rede de concessionárias e, consequentemente, a qualidade do seu serviço de pós-vendas. A primeira revenda da marca é a Triumph Triple, que começa a funcionar no dia 10 de novembro e está instalada na Avenida Juscelino Kubitscheck, 360, no bairro do Itaim, em São Paulo (SP).

As próximas concessionárias – em Porto Alegre, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro – serão inauguradas ainda no primeiro trimestre de 2013. A meta da Triumph é abrir oito revendas até o final de 2013 e chegar a uma rede com 12 distribuidores até dezembro de 2014.

“A Triumph está empenhada em selecionar uma rede de concessionárias capacitada a oferecer um excelente padrão de atendimento em pós-vendas. O corpo técnico das concessionárias será treinado pela montadora e terá acesso à melhor tecnologia para reparar as motocicletas”, afirma Marcelo Silva. Outra preocupação da empresa é com o centro de armazenamento de peças, instalado em Louveira (SP), que abrigará motocicletas (nacionais e importadas), peças e a linha de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos.

Triumph Thunderbird Storm

“A Triumph está investindo cerca de R$ 8 milhões neste estoque, com o objetivo de atender aos clientes no menor prazo possível”, explica o executivo. O estoque inicial conta com 4.000 itens diferentes, quantidade que deve chegar aos 10 mil itens até o final de 2013 com o lançamento dos novos modelos.

A Triumph também está lançando no Brasil sua linha de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos, que soma perto de 35.000 itens na Inglaterra. “A linha de roupas, por exemplo, é moderna, casual e segue as mais modernas tendências da moda, com muita qualidade, incluindo itens como jaquetas, calças e camisetas”, diz Silva.

A Triumph no mundo

A Triumph Motorcycles é uma empresa global, atuando diretamente em 10 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em mais 21 mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a marca de motocicletas que mais cresce no segmento acima de 500 cc nos 10 países nos quais está presente. Atualmente, a Triumph tem um market share mundial de 5,8% dentro do segmento de motocicletas acima de 500 cc. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 1,1 bilhão.

Triumph Tiger Explorer

Para se ter ideia, nos últimos 10 anos, nestes 10 mercados, as vendas acima de 500 cc caíram 4%, enquanto os negócios da Triumph apresentaram alta de 146% no mesmo período. No ano passado, por exemplo, a empresa bateu seu recorde de vendas no varejo, atingindo um volume de 48.062 unidades no mundo todo. Atualmente, a marca oferece ao mercado 23 modelos de motocicletas – em 2009, por exemplo, eram 16 modelos, o que comprova a constante renovação pela qual passa a marca. O modelo mais vendido hoje é a Tiger 800, com cerca de 8.000 unidades por ano.

No mundo todo, a Triumph possui 726 concessionárias e quase 2.000 funcionários – sendo 700 em Hinckley, na Inglaterra, onde fica sua sede mundial. Somente no Centro de Design da marca, em Hinckley, trabalham perto de 240 profissionais, representando um crescimento de 40% nos últimos três anos, numa clara demonstração da Triumph de investir permanentemente em tecnologia e novos produtos. Uma das principais explicações para o crescimento expressivo da empresa nos últimos anos é este investimento pesado em novas motocicletas.

A empresa conta, hoje em dia, com duas unidades de produção em Hinckley (Fábricas 1 e 2) e mais três instalações fabris em Chonburi, na Tailândia (Fábricas 3, 4 e 5), uma localização estratégica pela facilidade de acesso ao mercado asiático. As motos são montadas 50% na Fábrica 2 e 50% na Fábrica 3. As demais unidades produzem componentes, como câmbios e motores, para abastecer a linha de montagem das motocicletas. Toda a parte de engenharia e chassi das motocicletas é desenvolvida internamente pela própria Triumph.

Triumph Rocket III Roadster

Em geral, as motos mais novas são montadas na Fábrica 2 e, com o tempo – em torno de 18 meses depois do lançamento -, passam a ser produzidas na Fábrica 3. Além dessas cinco fábricas, a Triumph está começando sua montagem de

motocicletas no Brasil e planeja dar início a uma operação similar na Índia, no primeiro trimestre do próximo ano. Outros mercados estão sendo avaliados para receber este tipo de investimento. Os três principais mercados mundiais da marca são, na ordem de importância, Estados Unidos, Inglaterra e França. Nos Estados Unidos, para se ter ideia, são comercializadas cerca de 11.000 motocicletas por ano.

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g6 Comunicação Corporativa / Eduardo Sanches / Renata Donaduzzi 

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