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UBus – Plataforma de transporte coletivo fecha parceria com SBCTrans

Inovadora plataforma de transporte coletivo atuará em parceria com as concessionárias

  • Primeira parceira será SBCTrans, com piloto em São Bernardo do Campo, disponível para o público a partir de 28 de maio
  • Perspectiva para o primeiro ano é chegar a 10 mil clientes em cinco municípios. Negociações com outras concessionárias estão em andamento
  • Por meio de aplicativo, passageiro define seu destino, escolhe assento e seleciona melhor rota
  • Mesmo com trajeto preestabelecido, veículos não têm pontos específicos de parada e  clientes poderão embarcar em qualquer local dentro do seu percurso
  • Para o projeto piloto com a SBCTrans, todos as vans são equipadas com Wi-Fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e água

O UBus chega para revolucionar o transporte coletivo. Trata-se de uma plataforma inédita de transporte coletivo sob demanda, pensada para desenvolver e operar em parceria com as concessionárias. Seu objetivo é trazer maior eficiência para o deslocamento de passageiros, ao transformar as informações sobre o fluxo das linhas e a demanda por região em inteligência operacional. É uma opção mais segura, confortável e ágil para os clientes.

Produto está sendo desenvolvido para operar com sistemas de transportes existentes. A primeira parceira será a SBCTrans, com piloto em São Bernardo do Campo. A princípio, o município receberá quatro vans, que irão atuar em duas linhas. O sistema está em teste, e estará aberto aos clientes a partir de 28 de maio.

“A prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária SBCTrans estão trabalhando fortemente em ações de melhorias e inovação, focadas na mobilidade urbana.

“Por isso, apresentamos o projeto a eles, que foi imediatamente aceito. Entendemos também que fatores como volume de passageiros, veículos, rotas e proximidade com a capital paulista são diferenciais importantes para o piloto”, explica Rodney Freitas, CEO do UBus e idealizador do projeto.

Segundo o executivo, em maio o projeto estará apto para atuar em outras cidades. “Já estamos em negociação com outras concessionárias. A perspectiva para o primeiro ano é chegar a 10 mil clientes em cinco municípios”.

Freitas ressalta que todas as vans contam com Wi-Fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e água. O tipo de veículo é uma decisão do concessionário, conforme a demanda das linhas. Poderão ser adicionados micro-ônibus ou até mesmo ônibus para circular por meio da plataforma.

Como funciona?

A inteligência por trás da ferramenta possui três interfaces: o veículo, o cliente e a forma de pagamento.

O serviço funciona por meio de um aplicativo sob demanda. O usuário escolhe seu destino final e insere na ferramenta. Automaticamente, o UBus sugere as rotas.

As passagens do UBus serão compradas na hora da escolha do percurso, pelo aplicativo. A compra pode ser realizada por meio de cartões de débito e crédito e, assim que efetivada, gera um QR Code para acesso ao veículo. Neste momento, também é selecionada a poltrona que irá utilizar.

Uma grande novidade e facilidade para o passageiro é que, embora as vans percorram um trajeto preestabelecido, não há pontos específicos de parada. Elas irão pegar os clientes em qualquer local dentro da sua linha. O sistema avisará o motorista quando estiver se aproximando de um passageiro, para que possa parar e pegá-lo.

O usuário, por meio de geolocalização, será direcionado para a linha mais próxima de onde está. Ao final do percurso, a van irá deixá-lo no local mais perto do destino final ou do ponto para acessar o modal seguinte.

Agendamento das viagens

Todas as viagens são agendadas, com horário predeterminado, de acordo com a localização do passageiro. Por isso, é possível mais organização e otimização do tempo do usuário.

Também é possível fazer compras por lote. “Um trabalhador que faz o mesmo percurso todos os dias pode adquirir as passagens da semana ou do mês de uma só vez, garantindo seu assento”, esclarece o executivo. “Caso seja necessário alterar o horário, basta modificar pelo aplicativo. Nestes casos, de compra por lote, serão concedidos descontos na tarifa, que serão definidos com o concessionário.”

Pelo aplicativo, o usuário poderá definir a rota (partida e destino), escolher o melhor trajeto, reserva de assento, pagar, acessar o ticket de embarque (QR Code), compra em lote, compra agendada e chat com o SAC. A ferramenta também tem um espaço para sugestão de rotas por parte do passageiro, além de fazer a distribuição de carros segundo a procura.

Regulamentação

Todos os carros do UBus seguirão as mesmas normas que os ônibus em circulação. Ou seja, devem respeitar os termos do acordo entre o concessionário e o poder público.

As vans serão conduzidas por motoristas da própria concessionária, portanto profissionais bem treinados e aptos a operar transporte coletivo, com carteira assinada e benefícios conforme as leis.

Os carros do UBus também terão o mesmo critério de manutenção preventiva e revisão mecânica do que os ônibus regulares. Em caso de acidente, as vans terão as mesmas coberturas e atendimento do transporte regular.

“Devido à facilidade e conforto que o sistema dispõe ao cliente, esperamos uma migração de pessoas que utilizam hoje o transporte coletivo convencional e, também, absorver as pessoas  que hoje usam carro ou outro tipo de transporte exclusivo”, destaca Freitas.

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Printer Press Assessoria de Comunicação / Thiago Eid

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