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YAMAHA YZ 450F 2010

Um dos lançamentos mais esperados do ano passado veio com atraso e gerou muita expectativa, porém também trouxe MUITAS novidades que compensaram toda essa emoção.

Surgiram boatos na internet, ou em uma linguagem mais publicitária alguns teasers.

Alguns acharam que era mentira, outros falaram que era possível e o resultado é esse ai que você vê abaixo:

Enfim, o furor não foi a toa…

Não só pelo design diferente e pela adoção da injeção eletrônica, mas pelo motor com cilindro rotacionado em 180º, obrigando uma admissão frontal e o escape voltado para a parte de trás, ao contrário do habitual.

O cilindro foi colocado um pouco mais atrás (está inclinado por 8,2º, mais de 12º se comparado com o modelo 2009). Isso permitiu uma maior concentração de massas quando em movimento. O eixo do virabrequim também mudou em relação ao do pistão. Isso permite agora que haja um movimento mais suave de descida do pistão na hora da explosão, minimizando o atrito e favorecendo assim uma melhor resposta do motor. Resumindo o giro está subindo bem mais rápido.

O comando DOHC da YZ 450F agora conta com apenas 4 válvulas, a 5a foi eliminada. A refrigeração é feita a água e o sistema de alimentação é por injeção eletrônica. Falando em injeção eletrônica a Yamaha trouxe outra novidade para auxiliar na preparação da moto, o  GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) Power Tuner.  No Brasil o GYTR vem junto com a motocicleta e é bem simples de ser usado . Diferente de alguns concorrentes não é necesesário nem bateria e nem notebook. O aparelho da Yamaha na verdade é tão simples que  mais parece um Mp3 player.  Basta plugá-lo em sua YZ e começar a brincar.

Além da função de regular a motocicleta, o GYRT também possui a função de monitoramento, onde você pode acompanhar a rotação,  temperatura do motor, da água do radiador, a pressão atmosférica e posição do acelerador. Além de fornecer o tempo de horas de uso da motocicleta ele ainda fornece o diagnóstico de possíveis problemas.

Mas não foi somente o novo motor que chamou a atenção. Devido a rotação de 180º a caixa do filtro de ar foi realocada para a parte da frente da moto, sob o tanque de combustível (Lembram das Ténérés?), e seu espaço foi ocupado pelo escapamento que agora começa  na traseira da moto. Mesmo com essa maior proximidade entre o coletor e o lugar do escapamento sua curva foi alongada em 150mm se comparado ao modelo de 2009. Ela está equipada com uma câmara de ressonância que limita a emissão de ruído sem prejudicar a disponibilidade de potência.

Lógico que o chassis também foi mudado devido ao novo motor. A suspensão traseira também teve que ser redesenhada devido ao desenho da curva do escapamento.

O câmbio de 5 marchas foi redesenhado assim como a embreagem, de tal forma que a YZ 450F ficou mais versátil e apta tanto para motocross quanto para a prática de supermotard ou enduro.

Todas essas melhorias tiveram um preço, a moto ficou com 111,3 kg, algo em torno de 5kg mais pesada que suas concorrentes. Algo que pareceu nada importar aos pilotos que a tem testado e dito que é um dos projetos mais revolucionários da década.

Ficha Técnica:
Motor: 449cc refrigerado à água 4 tempos monocilíndrico 4-válvulas
Diâmetro x Curso: 97,0 x 60,8mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Alimentação: Injeção eletrônica
Transmissão: 5-marchas
Suspensão dianteira: Kayaba Speed Sensitive; Ajustável de duplo modo
Suspensão traseira: Kayaba com amortecedor à gás; mola com 4 ajustes de pré-carga Freio dianteiro: disco de 250mm com pinça de 2 pistões
Freio traseiro: disco de 245mm com pinça de pistão único
Pneu dianteiro: 80/100-21 Dunlop D742FA
Pneu traseiro: 120/70-19 D756
Altura do assento: 990,6 mm
Altura livre do solo: 381 mm

Texto: Luca Spezia / Fotos: Divulgação

Extraido da Revista Supermotard sob autorização

Sobre * Equipe MOTONAUTA

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4 comentários

  1. Preciso de um manual ou video aula em portugues para aprender a mecher no GYTR da moto pois o meu é todo em ingles. Me ajudem ae!!!!

  2. * Equipe MOTONAUTA

    Ola

    Como dito no texto, “No Brasil o GYTR vem junto com a motocicleta e é bem simples de ser usado.”

    Muito obrigado pela participação

  3. indio racing team

    ola
    —–gostaria de saber como conseguir o aparelho pra regulagem da motos de cros
    tava vendo a materia da yamanha ,gostei
    favor mandar noticia
    ————————————indio

  4. marcelo vidal

    Simplesmente a moto mais tesão que existe! uma dessa na rua! e não precisa de mais nada!!!

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